Jairzinho Lira estaria “tentado” a voltar à prefeitura de Lagoa da Canoa

Por Blog do Edivaldo Júnior/Gazetaweb 17/08/2019 17h05 - Atualizado em 17/08/2019 20h08
Por Blog do Edivaldo Júnior/Gazetaweb 17/08/2019 17h05 Atualizado em 17/08/2019 20h08
Jairzinho Lira estaria “tentado” a voltar à prefeitura de Lagoa da Canoa
Foto: Reprodução
Em fase de protagonismo, a Assembleia Legislativa deve dar o tom nas eleições municipais de 2020 em Alagoas.

Os deputados vão trabalhar para eleger seus aliados nas 102 prefeituras alagoanas. E alguns devem subir no palanque como candidatos.

Entre os nomes que vem sendo especulados estão os de Ângela Garrote (PP), que deve disputar a prefeitura de Palmeira dos Índios e Ricardo Nezinho (MDB), pré-candidato em Arapiraca.

Davi Davino Filho (PP) que aparece bem posicionado nas pesquisas de Maceió, pode ser a surpresa na capital. Também na capital o deputado estadual Cabo Bebeto (PSL) é pré-candidato a prefeito, representando o grupo mais à direita.

Quem pode provocar uma reviravolta nos próximos dias é o deputado estadual Jairzinho Lira, líder do PRTB, na Assembleia Legislativa. Ele já foi prefeito de Lagoa da Canoa, um importante município do agreste alagoano e tem sido “tentado” a voltar à prefeitura.

“Tenho recebido muitos apelos para disputar a prefeitura. São lideranças, vereadores, empresários, trabalhadores me pedindo para ser candidato. Teremos um nome de oposição, que pode ser o meu ou não, nas eleições de 2020 em Lagoa da Canoa. Estamos avaliando essa possibilidade”, aponta.

Nas eleições de 2016 Jairzinho apoiou Fabiana Lira (MDB), que teve 48,74% dos votos contra Tainá do Dr Lauro (PP), que ficou com 50,79%.

O deputado avalia que mesmo com a “caneta” na mão, a atual prefeitura terá dificuldades na campanha porque faria uma gestão aquém do esperado. A votação que ele teve no município para deputado em 2018, com mais de 43% dos votos – o dobro da votação do candidato apoiado pela prefeita Tainá – seria, avalia Jairzinho, um recado da insatisfação do eleitor com a atual gestão.

“Tenho compromisso com a população. Vou trabalhar para que Lagoa da Canoa tenha uma administração melhor a partir de 2021. Vamos unir os grupos de oposição e apresentar uma proposta para resgatar a gestão e dar um novo rumo para o município”, aponta.

Vagas

A participação dos deputados nas eleições municipais pode mudar, mais à frente, a composição da Assembleia Legislativa. Se Nezinho vencer em Arapiraca, o ex-deputado Ronaldo Medeiros volta à Casa. Se Ângela ou Davino vencer, quem reassume o mandato é Val Gaia. No caso de Jairzinho, o primeiro suplente é André Monteiro.