Câmara Municipal destaca importância da criação de um núcleo do CVV em Arapiraca para prevenção ao suicídio

Por Redação com Assessoria 16/08/2019 16h04 - Atualizado em 16/08/2019 22h10
Por Redação com Assessoria 16/08/2019 16h04 Atualizado em 16/08/2019 22h10
Câmara Municipal destaca importância da criação de um núcleo do CVV em Arapiraca para prevenção ao suicídio
Jário Barros, presidente da Câmara Municipal de Arapiraca - Foto: Ascom/Câmara Municipal
Durante a sessão da Câmara Municipal de Arapiraca de terça-feira (13), o presidente da Casa, Jário Barros, chamou a atenção para o grande número de casos de pessoas com a chamada “doença do século”, a depressão.

Jário Barros alertou que o assunto deve ser discutido com especialistas e ressaltou que, neste fim de semana, a Câmara Municipal de Arapiraca está recebendo integrantes do Centro de Valorização da Vida (CVV) que apresentarão palestras sobre o tema. O CVV pretende instalar um Núcleo de Valorização à Vida de Arapiraca (NAVIAR) para ajudar pessoas que sofrem de depressão no município e região.

De acordo com Jário Barros, a parceria entre a Câmara Municipal de Arapiraca e o CVV, através do NAVIAR, será de suma importância para toda a sociedade e demandará ações e atividades do projeto “Vida e Prevenção ao Suicídio”.

O presidente da Câmara parabeniza a ideia de implantar um posto CVV em Arapiraca, que nasceu a partir do reconhecimento de que há uma epidemia silenciosa, o suicídio, e Arapiraca apresenta uma média de 4,8 suicídios por 100 mil habitantes. Entre os municípios alagoanos, Arapiraca se destaca pela maior incidência de suicídio, até mesmo considerando as taxas de Maceió.

O CVV vai realizar um processo de seleção para novos voluntários atuarem nos serviços prestados. Segundo a vice-presidente do CVV, Débora Luana Silva Santos, a instituição oferece apoio emocional e de prevenção ao suicídio para pessoas que realmente querem e precisam conversar. “Às vezes, essas pessoas estão em um momento de tristeza, são pessoas que sofrem de depressão, de angústia e precisam de alguém para conversar, para acolher, sem julgamentos”, disse.

Segundo a Débora, o Processo Seletivo de Voluntários (PSV) vai acontecer em Arapiraca neste sábado (17). “Para ser voluntário, o candidato só precisa ser maior de 18 anos, ter disponibilidade de, no mínimo, 4 horas semanais para fazer os plantões e gostar de ajudar pessoas”, completou.

Mais informações podem ser adquiridas através do site cvv.org.br, onde também está disponibilizado o espaço para a inscrição.

Débora salientou que todos os atendimentos são sigilosos e acontecem todos os dias. “Lembrando que o atendimento é sigiloso, então, todos podem entrar em contato com o CVV pelo número 188, que sempre terá um voluntário disponível para atender. O serviço funciona 24 horas, todos os dias”, destacou. 

Segundo a presidente do Núcleo de Apoio à Vida de Maceió (NAVIMA), Delza Leite Góes Gitai, a entidade está solicitando uma Audiência Pública para debater a questão do suicídio em Arapiraca e a aprovação de um projeto de lei determinando o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.