Hospital implanta equipamento para sensibilização da higienização básica das mãos

Por Assessoria 19/07/2019 19h07 - Atualizado em 19/07/2019 22h10
Por Assessoria 19/07/2019 19h07 Atualizado em 19/07/2019 22h10
Hospital implanta equipamento para sensibilização da higienização básica das mãos
Foto: Assessoria
A melhor forma para prevenir infecções e o alastramento de doenças em ambientes hospitalares ainda é a higienização das mãos com água e sabão. Essa limpeza é fundamental para a segurança dos pacientes e dos funcionários. Pensando nisso, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho resolveu investir em novos equipamentos.

Na última semana, a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) e o NSP (Núcleo de Segurança do Paciente) criaram uma campanha de prevenção e realizaram o treinamento com o novo equipamento para a equipe multiprofissional do hospital.

O objetivo, de acordo com a coordenadora da CCIH, Maria Karolina Marques, foi avaliar e sensibilizar a equipe sobre a importância da higienização básica das mãos de acordo com a técnica da ANVISA. “Esse método é muito importante para prevenção e combate às Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde, as IRAS”, colocou. O projeto também foi uma idealização da coordenadora do NSP, Michela Soares.

O equipamento é composto por uma caixa com luzes infravermelhas que em um ambiente escuro mostra a precisão de higienização nas mãos dos profissionais. “Foi um investimento que o nosso Hospital Regional fez pensando na saúde dos pacientes e na melhoria do atendimento”, comentou o diretor médico Ulisses Pereira.

Um dos setores que já passou pelo treinamento foi a UTI Neonatal. Nela, diariamente, enfermeiros, médicos e outros técnicos de saúde precisam estar em contato com os recém-nascidos e por isso faz-se necessário uma higienização mais completa para eliminar micro-organismos que possam infectar o ambiente.

“Para nós que trabalhamos diretamente com o paciente é importantíssimo, pois temos sempre que tomar cuidado com a limpeza das nossas mãos e consequentemente o contato com o público. O hospital está de parabéns por se preocupar com a descontaminação e preservação da saúde”, opinou o enfermeiro Diego Albuquerque.