Hemocentros estão com estoque baixo para tipos sanguíneos negativos e pedem doações

Por Redação 15/07/2019 10h10 - Atualizado em 15/07/2019 14h02
Por Redação 15/07/2019 10h10 Atualizado em 15/07/2019 14h02
Hemocentros estão com estoque baixo para tipos sanguíneos negativos e pedem doações
Foto: Arquivo/ Junior da Silva/ Já é Notícia
Os Hemocentros de Alagoas estão com baixo estoque de todos os tipos com fator Rh negativo. As unidades enfrentam uma baixa crítica no estoque de sangue de tipos negativos, que são considerados os mais difíceis.

Com isso, o banco de sangue busca doadores de todos os tipos de sangue, focando especificamente em quem possui sangue A negativo, O negativo, B negativo e AB negativo, mas necessita de todos os tipos sanguíneos.

"Atualmente estamos com o estoque crítico nas seguintes tipagens sanguíneas: A-,B -, AB- e O, comprometendo a cobertura das demandas solicitadas pela rede hospitalar", frisou Rosilene Oliveira, supervisora do Hemocentro de Arapiraca.

Os voluntários devem comparecer ao Hemoar de segunda a sexta, das 7h às 17h. A sede do hemocentro fica ao lado do Hospital Regional, próximo ao 5º Centro de Saúde, em Arapiraca.

Para doar sangue, o voluntário deve: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.