Secretaria de Saúde de Arapiraca aplica a segunda dose da vacina contra gripe para as crianças

Por Redação com Gazetaweb.com 18/06/2019 13h01 - Atualizado em 18/06/2019 16h04
Por Redação com Gazetaweb.com 18/06/2019 13h01 Atualizado em 18/06/2019 16h04
Secretaria de Saúde de Arapiraca aplica a segunda dose da vacina contra gripe para as crianças
Crianças devem tomar a segunda dose da vacina - Foto: Reprodução/Agência Brasil
O setor de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde de Arapiraca informou, na manhã desta terça-feira (18), que a pasta deve aplicar a segunda dose da vacina contra a gripe exclusivamente para as crianças que participaram da primeira etapa da vacinação. O município estava sem dispor da vacina desde a semana passada.

A distribuição para os postos de saúde deve ser realizada a partir desta próxima semana, segundo comunicou a coordenadora do setor, Adriana Duarte. As crianças fazem parte do grupo prioritário da campanha de vacinação contra a gripe, encerrada semana passada, após ter sido prorrogada a pedido do Ministério da Saúde. Ela não informou de quantas doses o município vai dispor, mas assegurou que atenderá as crianças que já receberam a primeira imunização.

"A segunda dose é destinada apenas para as crianças que tomaram a primeira e deve ser aplicada 30 dias após a primeira vacina", ressaltou Adriana.

Na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a informação era a de que não há mais vacinas para distribuição e que todos os municípios foram contemplados com a quantidade necessária para a aplicação da primeira e segunda dose nas crianças.

Arapiraca cumpriu a meta de vacinação superior a 90%, conforme determinação do Ministério da Saúde, mas as crianças foram exceção. A previsão seria vacinar 20.024 meninos e meninas, conforme dados da pasta da Saúde local, mas este número final ficou próximo a 80% deste total.

A secretaria do município também promoveu treinamento de servidores da saúde, nesta última semana, com "o objetivo de alertar sobre os sintomas da gripe Influenza (H1N1), atendimentos de possíveis casos e modos de prevenção para a não proliferação da doença.