Vídeo. Greve Geral: Protesto percorre ruas do Centro de Arapiraca

Por Redação 14/06/2019 11h11 - Atualizado em 14/06/2019 16h04
Por Redação 14/06/2019 11h11 Atualizado em 14/06/2019 16h04
Vídeo. Greve Geral: Protesto percorre ruas do Centro de Arapiraca
Foto: Junior da Silva
A greve geral movimentou o município de Arapiraca, nesta sexta-feira (14). Além do bloqueio na rodovia AL-115, os manifestantes seguiram em passeata do centro protestando contra as políticas adotadas pelo governo federal em relação à educação e à perda de direitos trabalhistas e também contra pontos da reforma da previdência.

Os bancos públicos como a Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil aderiram à greve assim como  a rede pública de ensino na região está com as atividades suspensas.

Algumas lojas fecharam as portas durante o ato. Há relatos que os estabelecimentos estavam sendo obrigados, mas um dos integrantes do movimento falou a respeito. “Somos uma manifestação pacífica e não pretendemos vandalismo. Passamos nas Lojas Americanas e solicitamos para que eles fechassem as portas pelo dono ser apoiador do atual presidente e a motivação da manifestação”, declarou um dos manifestantes Geraldo Albino.

Entre os pontos levantados pelos manifestantes, notadamente ligados à educação, está também a luta pela renovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que precisa ser novamente aprovado pelo Congresso Nacional, no próximo ano, para que se mantenha em validade. 

O policiamento com cerca de cinco viaturas foi reforçado no local para evitar arrombamentos e invasão em lojas.

Representantes de entidades estudantis, partidos políticos, Sindiprev, Correiros, entre outras, também se fazem presentes no ato.  

Veja imagens da manifestação no Centro de Arapiraca
Produção: Júnior Silva/Já é Notícia
 
 
Fotos: Júnior Silva/Já é Notícia