Câmara Municipal de Arapiraca realiza audiência pública para debater fraude dos diplomas falsos

Por Redação com Assessoria 22/05/2019 17h05 - Atualizado em 22/05/2019 20h08
Por Redação com Assessoria 22/05/2019 17h05 Atualizado em 22/05/2019 20h08
Câmara Municipal de Arapiraca realiza audiência pública para debater fraude dos diplomas falsos
Fraude dos diplomas falsos prejudicou mais de 3 mil estudantes em Arapiraca - Foto: Ascom/Câmara Municipal de Arapiraca
A Câmara Municipal de Arapiraca realizou, na noite desta terça-feira (21), sessão ordinária com a aprovação de várias matérias. O vereador Jário Barros, presidente da Casa, deu as boas-vindas aos convidados para a audiência pública, realizada no decorrer da sessão ordinária, para debater sobre a questão das faculdades que emitiram diplomas falsos em Arapiraca, prejudicando cerca de 3 mil estudantes.

A audiência pública foi proposta pelos vereadores Léo Saturnino e Fábio Henrique, após receberem pedidos de alunos para que o Poder Legislativo de Arapiraca entrasse na luta para combater essas irregularidades.

A audiência pública contou com a presença dos deputados estaduais Ricardo Nezinho e Marcelo Beltrão, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seccional de Arapiraca, Hector Martins, do presidente do Conselho Estadual de Educação, Mário Jucá, do reitor da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Odilon Máximo, do representante do Movimento do Diploma Livre, João Catunda, da diretora do Procon Arapiraca e de representantes dos alunos de faculdades denunciadas por praticarem irregularidades como a falsificação de diplomas, prejudicando mais de 3 mil alunos só em Arapiraca e mais de 20 mil no estado de Alagoas.

O primeiro a falar foi o vereador Fábio Henrique, lembrando que há dois meses vem trabalhando, ao lado do vereador Léo Saturnino e em parceria com o deputado Marcelo Beltrão, que encabeçou a luta para acabar com essas fraudes.

Fábio Henrique disse que estava com a esperança de sair dessa audiência pública já com um resultado sobre como acabar com esses abusos contra os estudantes que tiveram seus sonhos lesados. O vereador Léo Saturnino lamentou que milhares de alunos que passaram cinco ou seis anos estudando, na esperança de dias melhores, e depois de tudo tiveram seus sonhos lesados. Ele disse que essas universidades e faculdades que estão atuando de forma irregular devem parar por aqui e apontou que alguma providência tem de ser tomada para barrar essas instituições.

A Professora Graça, secretária de Articulação Política de Arapiraca, que representou o prefeito Rogério Teófilo na audiência, disse que estava bastante triste em acompanhar essas denúncias e que ficou mais triste ainda ao assistir, no Programa Fantástico, da Rede Globo, relatos de mães e pais de alunos que deixaram de comprar alimentos para pagar as faculdades dos filhos e foram lesados de forma tão cruel. Ela lamentou mais ainda o fato de que essas faculdades que se instalaram em Arapiraca venderam um produto que na verdade não tinham e pediu uma intervenção drástica para barrar todas elas.

O presidente da OAB, Hector Martins, iniciou seu pronunciamento classificando essas entidades envolvidas nas irregularidades como “sopa de letrinhas”. Ele disse a atuação dessas entidades mais parece uma quadrilha, pois, desde que se instalaram em Arapiraca, lesaram e acabaram com os sonhos de mais de 3 mil alunos. “As instituições não fiscalizaram essas faculdades, pois elas já atuavam de forma ilegal desde 2002”, destacou.

De acordo com Hector Martins, a OAB não vai permitir que isso continue acontecendo e lamentou que o Ministério Público e o Judiciário não estejam participando das discussões sobre essa questão.

O deputado Marcelo Beltrão, que é presidente da Comissão de Educação (CE) da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), classificou como o maior estelionato praticado na educação nos últimos tempos e apontou que as fraudes chegam ao valor de 200 milhões de reais. Ele falou sobre as audiências públicas realizadas pela ALE para tratar do assunto e sugeriu que as atividades dessas faculdades sejam paralisadas.

Marcelo Beltrão ressaltou que não dá para admitir que essas fraudes acabem com os sonhos de milhares de pessoas. O deputado emocionou os presentes ao falar que uma criança havia pedido a avó para comer um pão e como resposta a avó mandou que a criança fosse comer uma manga, porque o dinheiro do pão iria servir para ajudar na faculdade da mãe da criança.

Segundo o deputado, a polêmica envolvendo a formação irregular e a concessão de diplomas falsos para mais de 20 mil estudantes alagoanos pode resultar na instalação de uma CPI para apurar mais as denúncias e punir os responsáveis.

O deputado estadual Ricardo Nezinho, que é membro da Comissão de Educação da ALE, disse que estava pronto para, ao lado do deputado Marcelo Beltrão, da OAB, da Câmara Municipal de Arapiraca e outros órgãos como o Procon, encampar esta luta e ajudar esses alunos, que precisam voltar a sonhar com seus diplomas legais. Ele classificou essas irregularidades como estelionato de vocações de milhares de estudantes, que têm vivido momentos de angústia e sofrimento, sem perspectivas de resolver essa questão dos diplomas falsos.

Ao término da audiência pública, houve cobrança para que os nomes das faculdades fossem divulgados. O deputado Marcelo Beltrão citou uma a uma, afirmando que a Justiça já havia determinado o bloqueio de bens das referidas instituições. A referidas instituições são as seguintes: Fundação de Ensino Superior de Olinda – União de Escolas Superiores da Funeso (Unesf), Instituto de Desenvolvimento Educacional, Religioso e Cultural (Iderc) e Universidade Iguaçu (Unig).

Durante a audiência pública, os oradores enalteceram a iniciativa da Câmara Municipal de Arapiraca, que abriu espaço para o debate de um assunto de tão grande importância e assim pode contribuir decisivamente com a sequência do trabalho de investigação e punição das entidades envolvidas.

Os vereadores Willomaks da Saúde, Fábio Henrique e Léo Saturnino se pronunciaram por várias vezes, sempre se colocando à disposição dos alunos para prosseguirem esta luta, cujo objetivo é contribuir para que os estudantes voltem a sonhar em ter seus diplomas legalizados e possam exercer suas funções em suas respectivas áreas.

Ao concluir, o presidente Jário Barros disse que estava feliz em poder abrir as portas da Casa Herbene Melo para debater um assunto de tão grande importância, afirmando ainda que acredita muito no trabalho dos deputados Marcelo Beltrão e Ricardo Nezinho, como membros da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. “Os deputados ainda vão trabalhar muito para tornar mais fácil a vida desses mais de 20 mil alunos prejudicados e que eles possam voltar a sonhar com seus diplomas legalizados”, finalizou.
 
Audiência pública realizada no decorrer da sessão ordinária dessa terça-feira (21), na Câmara Municipal de Arapiraca / Foto: Assessoria