Vídeo. Estudantes e servidores da educação vão às ruas de Arapiraca em protesto contra cortes

Por Redação 15/05/2019 11h11 - Atualizado em 15/05/2019 18h06
Por Redação 15/05/2019 11h11 Atualizado em 15/05/2019 18h06
Vídeo. Estudantes e servidores da educação vão às ruas de Arapiraca em protesto contra cortes
Foto: Junior da Silva/ Já é Notícia
Estudantes e servidores da educação que participam do protesto contra os cortes de recursos na educação pelo governo federal fizeram uma passeata pelas ruas do Centro de Arapiraca.

Nem a Ufal, nem o Ifal e nem Uneal funcionam nesta quarta (15), e a manifestação conta com adesão de profissionais de outras áreas, além de agricultores sem terra e trabalhadores sem teto contra a reforma da Previdência.

“Temos o objetivo principal de mostrar a sociedade que temos poder para os nossos governantes. Os estudantes e trabalhadores são a maioria e estamos aqui em defesa dos nossos direitos. Estamos aqui em defesa dos nossos direitos”, declarou Ariele Souza, de 19 anos, aluna do Ifal.

“Estamos aqui por causa dos cortes que foram feitos na educação do Brasil, além da educação superior, a educação básica também sofreu, então vamos lutar por isso”, disse José Edson, professor colaborador na pós do Ifal e técnico administrativo da Ufal.

Pelo país

Manifestações foram convocadas para capitais e grandes cidades em todo o país. O bloqueio total de despesas do MEC anunciado até agora é de R$ 7,4 bilhões. Nas universidades federais, chega a R$ 2 bilhões, o que representa 30% da verba discricionária (que não inclui salários, por exemplo). Nessa terça-feira (14), o ministro Abraham Weintraub disse que não descarta novos bloqueios no orçamento da pasta após previsão de crescimento menor da economia.