Áudio que circula nas redes sociais negando marcação de cirurgia de arapiraquense é falso

Por Redação 19/03/2019 10h10 - Atualizado em 19/03/2019 14h02
Por Redação 19/03/2019 10h10 Atualizado em 19/03/2019 14h02
Áudio que circula nas redes sociais negando marcação de cirurgia de arapiraquense é falso
Foto: Divulgação
Uma fake news está tirando o sossego da família do jovem José Ronaldo Lino da Silva, que aguarda cirurgia de reparação da coluna fraturada e de uma vértebra do pescoço, quebradas durante um acidente de moto em Arapiraca.

No áudio falso havia a seguinte mensagem: "Pessoal, esse vídeo que está rodando aí, que o governador postou. O secretário do Renan Filho entrou em contato com a nossa família hoje, dizendo que provavelmente a cirurgia dele estaria resolvida e marcada para o dia 26, aí o governador postou isso. Porém, essa cirurgia, ele disse que entraria em contato com a família. Nós tivemos uma reunião com o médico responsável que é diretor da área que ele está, o doutor Walan, e o doutor falou que até o momento o hospital não está sabendo de nada. Que até agora não foi feito o pedido de material nenhum, então o medico disse: como é que o governador posta que a cirurgia é dia 26 e o hospital que vai fazer a cirurgia não sabe que é dia 26? Então o médico foi e disse: olho vocês só podem dar como concluído, quando o pedido do material for feito. Enquanto o pedido do material não for feito e a assessoria do governador entrar em contato com o hospital para fazer esse pedido, nada foi feito. Não adianta ele dizer que a cirurgia vai ser dia 26, se o hospital e o doutor responsável não comprou o material não faz o pedido e nem sabe que vai ser. O doutor disse que não abafem o caso, se abafar eles vão ficar adiando, continuem as divulgações dizendo que até agora não foi pedido dos materiais. Quando esse pedido chegar lá no hospital, a gente para as manifestações e diz que foi feito o pedido".

De acordo com Renata da Silva Nascimento, esposa do primo de José Ronaldo, que está a frente do caso, esse áudio é grosseiro e falso, não foi gravado por nenhum parente de José Ronaldo e está gerando constrangimentos. "Essa voz não é minha. É triste quando uma situação está sendo encaminhada e alguém vem querer se aproveitar dela, para entrar em polêmica de alguma forma", lamenta Renata.

"Eu gostaria que ficasse bem claro, que a cirurgia está marcada. Até então os equipamentos não foram comprados, mas podem ser comprados com até três dias de antecedência, para o médico verificar as peças e a quantidade. Vou ligar para o secretário de Saúde do Estado, para saber como está a compra desse material", explica.

Ela afirma que o áudio foi gravado por alguém que não está distante do caso do Ronaldo, pegou a informação, não compreendeu direito e modificou a mesma. "Pela manhã chegaram várias perguntas, se esse áudio é meu. Muita gente não conhece a minha voz direito e está me confundindo. E isso é muito chato", completa Renata.

Renata finalizando dizendo que a família e José Ronaldo estão muito ansiosos com a cirurgia e com boas expectativas.