EM sessão ordinária, vereadores pedem implantação de ciclovias em Arapiraca

Por Assessoria Câmara 22/02/2019 16h04 - Atualizado em 22/02/2019 19h07
Por Assessoria Câmara 22/02/2019 16h04 Atualizado em 22/02/2019 19h07
EM sessão ordinária, vereadores pedem implantação de ciclovias em Arapiraca
Foto: Assessoria Câmara
Durante sessão ordinária, na noite de ontem, quinta-feira (21), a Câmara de vereadores de Arapiraca, aprovou uma indicação do vereador Willomaks da Saúde, solicitando, à SMTT, a implantação de ciclovias nas Avenidas de maior fluxo de Arapiraca. A sessão foi presidida pelo vereador Jário Barros.

Em sua justificativa para aprovação da proposta, Willomaks da Saúde afirma que o número de ciclistas está aumentando na Capital do Agreste, ele citou um empresário do Bairro Brasília que semanalmente realiza passeios ciclísticos, com cerca de 100 participantes, pelo Centro de Arapiraca. “O estudo de ciclovias é necessário e urgente, para evitar inúmeros acidentes ciclísticos, que precisam disputar espaço com os automóveis”.

O vereador Pablo Fênix foi solidário a indicação do vereador Willomaks, afirmando que ele pode contar com total apoio.
Na sessão também foi aprovada uma indicação da vereadora Gilvânia Barros pedindo ao executivo municipal que envie, aos vereadores, o Projeto de Lei, que faz a doação de um terreno para a Associação Cultural Musical Sons e Dons.

A vereadora justifica que o trabalho social e cultural da entidade, coordenado pelo Maestro Marcos Sena, é considerado um símbolo do município, ao longo de seus 12 anos de existência.

“As apresentações do coral, as aulas de música e os projetos de inclusão social credenciam a solicitação de que a referida entidade, que não tem fins lucrativos, possa ser contemplada com a doação de um terreno pela municipalidade. Para a construção de sua sede, que realiza várias ações voltadas para comunidades carentes e inclusão de crianças e jovens arapiraquenses”, concluiu a vereadora.

Outra indicação aprovada foi a do vereador Melquisedec de Oliveira. O vereador solicitava ao prefeito Rogério Teófilo a construção de uma rampa de acesso, passando a linha férrea na Vila São José. “A comunidade da Vila São José é bastante populosa e necessita desta rampa, principalmente, porque há um declínio bastante acentuado, atingindo seis metros de altura. As crianças sentem dificuldade de fazer essa travessia”.

A vereadora professora Graça solicitou a administração pública municipal à implantação de uma escola pública de trânsito em Arapiraca. “Desde 2009 que apresento esse projeto. O transito é bastante problemático. Muitos motoristas não respeitam as leis de trânsito e isso coloca em risco a vida dos pedestres. Também há muitos pedestres que não atravessam na faixa. O que coloca em risco a sua própria integridade física”, afirmou.

O vereador Pablo Fênix usou a Tribuna para agradecer ao secretário Élio Cavalcante, por ter atendido o seu pedido na troca de todas as lâmpadas queimadas no povoado Baixa da Onça. “Recebi várias ligações da comunidade agradecendo e afirmando que, com uma iluminação adequada, os problemas da violência já não acontecem”, concluiu o vereador Pablo Fênix.

A vereadora Aurélia Fernandes, falou sobre um ofício encaminhado à Câmara Municipal de Arapiraca, o documento é intitulado de “Golpe do Diploma Falso”, onde um aluno, identificado como Emanuel Barbosa da Silva, que estava no sétimo período de Educação Física, denunciou que o curso era falso. A vereadora pediu apoio do Legislativo de Arapiraca. Ela sugeriu que seja enviado um ofício à Câmara de deputados, Estadual e Federal, e aos senadores por Alagoas para tentar resolver essa situação “de extrema gravidade”.

A Professora Graça, ao usar o espaço disse que ficou surpresa ao tomar conhecimento de que o prefeito Rogério Teófilo (PSDB) havia enviado à Câmara Municipal de Arapiraca um projeto sobre reajuste salarial para os professores. “O projeto já foi amplamente divulgado pelas redes sociais, dando conta que é a primeira cidade ao conceder aumento salarial aos professores. O Poder Legislativo, jamais vai se omitir em aprovar esse projeto de aumento no valor de 4,17%”. A vereadora ressaltou que este não é um aumento salarial e sim um repasse do Governo Federal.