Três crianças e um bebê morrem após desabamentos por forte chuva em Mauá (SP)

Por Redação com Gazetaweb 17/02/2019 11h11 - Atualizado em 17/02/2019 14h02
Por Redação com Gazetaweb 17/02/2019 11h11 Atualizado em 17/02/2019 14h02
Três crianças e um bebê morrem após desabamentos por forte chuva em Mauá (SP)
Chuva em Mauá deixa três crianças e um bebê mortos - Foto: Corpo de Bombeiros/SP
Três crianças e um bebê morreram depois de ficarem soterradas em dois desabamentos diferentes, que aconteceram em Mauá, na Grande São Paulo, em decorrência de forte chuva que atingiu a cidade, na noite desse sábado (16). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a chuva em Mauá deixou outras três pessoas feridas.

Os quatro corpos, que estavam soterrados, foram resgatados pela corporação na madrugada deste domingo (17). Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas dos desmoronamentos após a chuva em Mauá foram crianças de quatro, oito e 11 anos, além de um bebê de 11 meses. Outras três pessoas ficaram feridas.

O primeiro desmoronamento que deixou vítimas aconteceu na avenida Cidade de Mauá por volta das 19h26 do sábado (16). Cerca de 11 viaturas e 50 homens do Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência, que deixou duas crianças, um menino de quatro anos e uma menina de 11 anos, mortos. A mãe, de 38 anos, foi socorrida com vários ferimentos, assim como o pai de 41, que estava com uma fratura exposta. Ambos foram encaminhados a hospitais da região.

O segundo desabamento foi registrado na rua Ane Altomar, às 21h34 de ontem (16). Neste, foram encontrados soterrados um menino de 8 anos e um bebê de 11 meses. A mãe das crianças foi socorrida pela população local e encaminhada ao pronto socorro. Seis viaturas do Corpo de Bombeiros e 21 homens atenderam a ocorrência.

Em nota, a Prefeitura de Mauá informou que a chuva atinge a cidade "há 72" e que ""ouve deslizamentos de terra em alguns pontos do município." A publicação também avisa que criou um " gabinete de risco na Defesa Civil para centralizar todas as Secretarias que possam auxiliar a população neste momento tão difícil."

De acordo com dados da Prefeitura, nas ultimas 24h, "choveu 104 mm e, desde quinta-feira choveu 151 mm. A média para três dias seria de 80 mm." Leia a nota completa:

A Prefeitura de Mauá informa que, por conta da forte e constante chuva que cai sobre a cidade há 72h, houve deslizamentos de terra em alguns pontos do município. A Administração já criou um gabinete de risco na Defesa Civil para centralizar todas as Secretarias que possam auxiliar a população neste momento tão difícil. Nas últimas 24h choveu 104 mm e, desde quinta-feira choveu 151 mm. A média para três dias seria de 80 mm. A Prefeitura não está medindo esforços para dar todo o apoio às famílias que mais necessitam de ajuda e, com o envolvimento das Secretarias de Saúde, Promoção Social, Serviços Urbanos, Segurança Alimentar, Habitação, Segurança Pública, entre outras, está empenhada em dirimir esta situação tão triste para todos nós.

Além dos números da chuva em Mauá , o Corpo de Bombeiros divulgou as ocorrências registradas na capital e região metropolitana de São Paulo. Entre meia noite e 08h25 deste domingo (17), são, até agora,18 quedas de árvore e quatro desabamentos. No sábado (17), entre meia noite e 23h59, foram 147 árvores caídas, 81 desmoronamentos e 62 enchentes ou alagamentos.