Mais de 6 mil vagas são ofertadas por instituições de Alagoas para o Sisu 2019

Por Redação com Gazetaweb.com 22/01/2019 13h01 - Atualizado em 22/01/2019 16h04
Por Redação com Gazetaweb.com 22/01/2019 13h01 Atualizado em 22/01/2019 16h04
Mais de 6 mil vagas são ofertadas por instituições de Alagoas para o Sisu 2019
Foto: Reprodução/Gazetaweb
Começa nesta terça-feira (22) e segue até sexta-feira (25) o prazo para os estudantes de todo país selecionarem a instituição que desejam ingressar para o curso de graduação utilizando por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Em Alagoas, três instituições abriram vagas em diversos cursos: Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Para isso, é preciso que os candidatos tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Ufal vai ofertar 4.498 vagas por meio do Sisu 2019.1. As vagas estão distribuídas em 90 cursos de graduação. O estudante que se inscrever para a vaga ofertada pela Ufal e for aprovado, deve acompanhar o site da Copeve para conferir local, horário e procedimentos para a matrícula.

O período de pré-matrícula na Ufal será nos dias 30, 31 de janeiro e 1º de fevereiro. O edital com os horários e locais de atendimento será divulgado até o dia 18 de janeiro. O prazo para participar da lista de espera é de 28 de janeiro a 4 de fevereiro.

Nos cursos do campi do interior, as vagas dos cursos do interior serão ofertadas em dois momentos distintos. A entrada do primeiro semestre será ofertada na edição do Sisu 2019.1. Já os cursos com entrada no segundo semestre só serão ofertados no Sisu 2019.2.

Uneal

A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) vai ofertar 1.200 vagas em cursos de graduação para novos estudantes em 2019. As vagas são distribuídas para 36 cursos, nas cidades de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió.

O termo de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o quadro de vagas podem ser consultados no site da Uneal: http://www.uneal.edu.br/sisu/sisu/sisu-2019/edital-de-abertura-termo-de-adesao-e-legislacao

Ifal

O Instituto Federal de Alagoas irá ofertar este ano 710 vagas em 19 cursos nas modalidades de bacharelado, licenciatura e tecnológicos.

Os cursos de Licenciatura em Física Noturno, do Campus Piranhas; Licenciatura em Letras-Português Vespertino e Bacharelado em Sistemas de Informação Noturno, os dois últimos no Campus Arapiraca foram, pela primeira vez, incluídos no termo de adesão da instituição federal de ensino.

Além desse os outros campi que dispõem de oferta de vagas são: Maceió (Alimentos, Ciências Biológicas, Design de Interiores, Engenharia Civil, Física, Gestão de Turismo, Hotelaria, Letras-Português, Matemática, Química e Sistemas de Informação); Palmeira dos Índios (Engenharia Civil e Engenharia Elétrica), Marechal Deodoro (Gestão Ambiental); Piranhas (Engenharia Agronômica) e Satuba (Laticínios).

No Ifal, campus Palmeira dos Índios, estão sendo ofertadas 70 vagas, sendo 30 para o curso de Engenharia Civil e 40 para Engenharia Elétrica.

O candidato poderá selecionar até duas opções de vaga, podendo alterar sua escolha durante o período de inscrições segundo define as regras do Sisu. O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro e as matrículas ocorrerão nas instituições escolhidas, entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro.

Os não classificados poderão se inscrever na Lista de Espera do curso desejado, entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro. Confira o Edital e o Termo de Adesão na página de Exames do Ifal.

SiSU

No primeiro semestre de 2019, são oferecidas 235.476 vagas em 129 instituições de ensino superior de todo Brasil, conforme dados o Ministério da Educação (MEC).

Para se inscrever no Sisu 2019, o candidato deve ter em mãos o número de inscrição e a senha cadastrada do Enem 2018 e seguir o passo a passo. É permitido escolher até duas opções de vagas e sinalizar por ordem de preferência: instituições de ensino, local da vaga, curso e turno, além da modalidade de concorrência.

Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e para a inscrição em universidades de Portugal.

No dia 28, será divulgado o resultado da chamada regular e as matrículas serão entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro.

Entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, será possível se inscrever para a lista de espera. A convocação dos candidatos será realizada a partir de 7 de fevereiro.