Cartórios eleitorais de Alagoas reduzem em mais de 89% acervo de processos paralisados

Por Redação com Gazetaweb 16/12/2018 17h05 - Atualizado em 16/12/2018 20h08
Por Redação com Gazetaweb 16/12/2018 17h05 Atualizado em 16/12/2018 20h08
Cartórios eleitorais de Alagoas reduzem em mais de 89% acervo de processos paralisados
Apenas 431 processos ainda permanecem em tramitação - Foto: Jonathas Maresia/Gazetaweb
Os cartórios eleitorais de Alagoas conseguiram reduzir em 89,5% a quantidade de processos parados há mais de 30 dias nas Zonas Eleitorais do Estado. Em maio de 2017, dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontavam que 4.103 processos parados há mais de um mês estavam em tramitação e, na última quarta-feira (12), o sistema mostrou que apenas 431 processos ainda permanecem nesta situação.

De acordo com o corregedor regional eleitoral do TRE/AL, desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, essa redução se deu, principalmente, pelas correições realizadas pela equipe técnica da Corregedor Regional Eleitoral (CRE) em todas as Zonas Eleitorais alagoanas e empenho dos cartórios na busca pelo cumprimento das metas estabelecidas.

"Estas correições tiveram como propósito a observação da realidade cartorária e buscaram aferir, de forma direta, a situação dos cartórios eleitorais, focando aquelas que se encontravam com decisões pendentes em relação às ações que poderiam acarretar perda de mandato eletivo, e verificando a necessidade de apoiamento e adoção de medidas saneadoras para a resolução de eventuais necessidades", pontuou.

Ainda sobre as correições, o corregedor destacou que, durante as visitas, foram observadas as rotinas correicionais típicas e as situações particulares de cada cartório. Posteriormente, os servidores foram orientados acerca das rotinas funcionais e padronização dos serviços.

"Sob a inflexível égide dos primados constitucionais e legais, conseguimos alcançar parâmetros de excelência na condução das atividades sob a supervisão da Corregedoria, havendo aspectos relevantes não só no âmbito correcional mas, também e principalmente, no pleno do próprio Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas", comemorou o desembargador.

*Com informações do TRE/AL