Médicos alagoanos são novas vítimas de golpe do WhatsApp clonado

Por Redação com Gazetaweb 13/12/2018 20h08 - Atualizado em 13/12/2018 23h11
Por Redação com Gazetaweb 13/12/2018 20h08 Atualizado em 13/12/2018 23h11
Médicos alagoanos são novas vítimas de golpe do WhatsApp clonado
Foto: Divulgação
Médicos alagoanos são as novas vítimas do golpe do WhastApp clonado. O crime já fez cerca de 50 vítimas em Alagoas, entre políticos, médicos e um funcionário da Polícia Civil, da Secretaria de Segurança Pública, conforme informou o delegado Thiago Prado, da Gerência de Recursos Especiais (GRE), que investiga a ação criminosa.

Entre as vítimas do golpe estão os deputados estaduais Dudu Holanda (PSD) e Marcos Barbosa (PPS) e o delegado da Polícia Civil Antônio Carlos Lessa.

Segundo Thiago Prado, o crime é bem articulado e pode envolver integrantes de empresas de telefonia e instituições bancárias. "Outras pessoas estão denunciando que foram vítimas, dentre elas alguns médicos, que já fizeram BO. Estamos investigando o caso", informou o delegado.

Ainda segundo Thiago Prado, a quadrilha clona e transfere a linha telefônica do aparelho da vítima para o chip do criminoso. Depois instala o aplicativo WhatsApp e começa a conversar com as pessoas conhecidas das vítimas, pedindo dinheiro ou que façam depósitos em contas indicadas por eles.

No portal da Polícia Civil, o delegado dá dica para evitar cair no golpe. "A pessoa deve ativar a verificação em duas etapas. Para isso, basta ir em configurações e ativar este modo de segurança. Aí, jamais seu WhatsApp será clonado", disse o delegado.

Thiago Prado aconselhou ainda que a pessoa que tiver algum parente ou amigo pedindo dinheiro pelo aplicativo desconfie sempre. "Ela deve entrar em contato com o familiar ou amigo para verificar se, realmente, ele está precisando de ajuda".

Quem for vítima do golpe pode apresentar Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer delegacia, pois o caso será enviado para investigações na secção dos crimes cibernéticos, da Polícia Civil, alerta a PC.