Soldados do 3º BPM concluem 11º estágio de Rotam no Batalhão de Rádio Patrulha em Maceió

Por Assessoria 10/12/2018 11h11 - Atualizado em 10/12/2018 14h02
Por Assessoria 10/12/2018 11h11 Atualizado em 10/12/2018 14h02
Soldados do 3º BPM concluem 11º estágio de Rotam no Batalhão de Rádio Patrulha em Maceió
Foto: Assessoria
Chegou ao fim nesse domingo (09/12) a 11ª edição do estágio de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam). O estágio foi realizado no Batalhão de Rádio Patrulha, em Maceió e finalizado com o estágio em bairros e ruas da capital alagoana.

Após quinzes dias de muita ralação e aprendizado, 26 militares de diversas unidades operacionais conseguiram concluir com êxito o momento de aprendizado. Representando o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), situado em Arapiraca, estiveram presentes seis soldados, que durante o estágio conseguiram se destacar perante os outros participantes.

As instruções visam qualificar e atualizar os conhecimentos da tropa sobre técnicas da doutrina, abordando instruções específicas do policiamento de rua, dentre elas: Conduta de Patrulha em locais de Alto Risco, Choque Ligeiro, Noções de Rocam, Escolta, Uso Diferenciado da Força e Defesa Pessoal.

Coordenador do curso, o Tenente Canuto, informou que no processo de capacitação adotado pelo BPRp, a cada estágio ou curso realizado, são inseridas disciplinas ou instruções mais modernas, atendendo à atualização de conhecimentos na área de Segurança Pública.

“Nosso intuito é instruir da melhor forma nossa tropa para desempenhar com êxito as atribuições operacionais diárias, pois o aperfeiçoamento dos serviços ofertados pela PM, seja no serviço operacional, no trânsito, no administrativo, reflete em uma melhor assistência à segurança da população alagoana”, destacou Canuto.

A parte física e teórica do estágio foi encerrada na última sexta-feira (07/12) com a cerimônia de formatura, que dentre outras personalidades contou com a participação do comandante do 3º BPM, Tenente-Coronel Ênio Bolivar.

“Para otimizar o trabalho realizado pela Polícia Militar não há outro caminho, que não seja a qualificação. Para mim é motivo de orgulho comandar esta unidade o Terceiro Batalhão e poder qualificar ainda mais nossos profissionais. Nosso desafio é proporcionar à tropa conhecimento para que eles prestem um serviço digno à sociedade, tendo condições de enfrentar qualquer tipo de situação nas ruas”, destacou o oficial.

Estágio final
Durante o final de semana foram colocados em prática os conhecimentos adquiridos no estágio. Várias operações foram realizadas na capital alagoana e os resultados foram apresentados, armas apreendidas, entorpecentes, além de mandados de prisão em aberto cumpridos.