Zumbi é homenageado na Serra da Barriga no Dia da Consciência Negra

Por Redação com Gazetaweb.com 20/11/2018 13h01 - Atualizado em 20/11/2018 16h04
Por Redação com Gazetaweb.com 20/11/2018 13h01 Atualizado em 20/11/2018 16h04
Zumbi é homenageado na Serra da Barriga no Dia da Consciência Negra
Programação contou também com capoeira e apresentações artísticas - Foto: Ailton Cruz/Gazetaweb
Milhares de pessoas subiram a Serra da Barriga, na manhã desta terça-feira (20), para homenagear aquele que virou símbolo da resistência e da liberdade: Zumbi dos Palmares.

As festividades alusivas ao Dia da Consciência Negra tiveram início ainda de madrugada e seguiram durante o resto do dia em União dos Palmares.

Para Mãe Neide, a data não só é importante para o povo negro, mas sim para toda humanidade, porque Zumbi lutou pela liberdade de todos.

"É uma data em que celebramos a liberdade de um povo que sofreu com a escravidão, mas também temos que celebrar porque ela foi simbólica para toda a humanidade. Zumbi tornou-se símbolo de toda e qualquer luta contra a escravidão, de resistência", disse.

Mãe Neide é idealizadora de um projeto social que realiza ações com jovens de União dos Palmares, oferecendo-os oportunidades de trabalho.

Para o governador em exercício, Luciano Barbosa, a iniciativa de Zumbi foi precursora da luta pela liberdade mundial, pois quando houve a luta dos quilombos, ainda não havia acontecido a Revolução Francesa.