Polícia investiga suposto caso de envenenamento de jovem por chumbinho em Maceió

Por Redação com G1 Alagoas 20/11/2018 08h08 - Atualizado em 20/11/2018 11h11
Por Redação com G1 Alagoas 20/11/2018 08h08 Atualizado em 20/11/2018 11h11
Polícia investiga suposto caso de envenenamento de jovem por chumbinho em Maceió
Rafael José Calheiros está internado no HGE, em Maceió - Foto: Reprodução/ TV Gazeta
A polícia investiga um suposto caso de envenenamento de um jovem de 21 anos, que está internado em estado grave no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. A família denunciou a namorada dele como principal suspeita.

Rafael José Calheiros passou mal na última quinta-feira depois de tomar uma vitamina com achocolatado. Ele mesmo preparou a bebida.

A irmã dele, Edja Calheiros dos Santos, contou que o encontrou se debatendo no chão.

"Tava saindo uma baba da boca dele. Grossa. Tava ficando todo roxo. Os olhos dele viravam. A língua dele ficando toda roxa, querendo engasgar. Ele não enxergava mais. Eu sentia que ele estava tentando falar com a gente, mas não conseguia. As mãos todas tronchas. Os pés", disse Edja Calheiros.

Rafael foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A irmã dele contou que na UPA o médico falou da suspeita de envenenamento e pediu para os parentes de Rafael voltarem para casa e procurarem alguma pista do que poderia ter provocado o envenenamento.

Edja Calheiros contou que a família encontrou chumbinho, um tipo de veneno de rato, em uma lixeira da casa.

A mãe de Rafael, que preferiu não se identificar, procurou a polícia para denunciar a namorada do filho como principal suspeita. De acordo com a mãe de Rafael, o casal tinha uma relação conturbada há dois anos e se desentendia bastante.

A namorada de Rafael foi procurada pela produção da TV Gazeta e aceitou dar entrevista para o ALTV 2ª Edição, mas desistiu e informou por mensagem que só vai falar com a imprensa depois que prestar depoimento.

O caso está sendo investigado pelo 8º Distrito Policial (8ª DP) como tentativa de homicídio.

"Nós estamos trabalhando com a possibilidade de envenamento. Até porque é posicionamento dos médicos. O rapaz continua em estado grave. Não houve melhora. Agora não podemos dizer exatamente se a namorada é a autora", disse a delegada Maria Tereza Ramos.

A embalagem com o achocolotado e a garrafa com o resto do achocolatado usou para fazer a vitamina vão passar por uma perícia.

E a delegada disse também vai pedir um laudo do HGE. "Nós pediremos um laudo médico para saber se realmente fica confirmada a tentativa de homicídio", explicou Maria Tereza.

A delegada disse que vai começar a ouvir os depoimentos na próxima quarta-feira. Os primeiros a serem ouvidos serão a mãe, a irmã e o amigo de Rafael. Só depois, as testemunhas e a namorada dele.