Neymar faz de pênalti e Brasil vence de 1 a 0 contra o Uruguai

Por Globo Esporte 16/11/2018 19h07 - Atualizado em 16/11/2018 22h10
Por Globo Esporte 16/11/2018 19h07 Atualizado em 16/11/2018 22h10
Neymar faz de pênalti e Brasil vence de 1 a 0 contra o Uruguai
Foto: Reuters/Peter Cziborra
Parecia Brasil 1 x 0 Argentina de outubro, mas foi Brasil 1 x 0 Uruguai, no penúltimo compromisso do ano. Em jogo fechado e nem tanto amistoso, com oito cartões amarelos, a seleção brasileira voltou a vencer pelo placar mínimo um grande rival sul-americano - gol de Neymar de pênalti na vitória por 1 a 0 no estádio do Arsenal. Os uruguaios reclamaram de toque de mão de Danilo antes do lateral ser derrubado por Laxtal.

O time de Tite errou algumas vezes na defesa e proporcionou chances para Suárez e companhia. Neymar fez seu gol de número 60 e segue atrás do top 3 com a camisa da Seleção - Zico tem 66, Ronaldo, 67, e Pelé, 95.

PRIMEIRO TEMPO

Sem Philippe Coutinho pela primeira vez, Tite apostou numa formação com Neymar saindo da esquerda para a direita - o que é habitual para o camisa 10 - e Renato Augusto no meio de campo - este com participação pequena na troca de passes e tentando achar lugar pelo ataque. A primeira etapa terminou com seis finalizações brasileiras contra quatro do Uruguai - mas as uruguaias com algum perigo a mais, como nos chutes de Suárez e de Cavani. As duas em erros na saída de bola brasileira. Primeiro, de Danilo, depois de Arthur.

Foram cinco cartões amarelos no primeiro tempo - três para os uruguaios, dois para os brasileiros (Douglas Costa e Walace). O volante ex-Grêmio fez bom primeiro tempo, com duas finalizações - um chute de fora da área e uma cabeçada em cobrança de escanteio. Mas o Brasil errou bastante na criação das jogadas. Principalmente quando tentou inverter as jogadas para Douglas Costa, sempre bem vigiado.

SEGUNDO TEMPO

Aos 13 e aos 20 minutos, Tite mudou na Seleção. Colocou Allan na vaga de Renato Augusto e Richarlison no lugar de Douglas Costa. Antes disso, o Brasil não mudou muito a produção dependente de Neymar. Era tanto lugar no campo que ele aparecia que uma tentativa de calcanhar frustrada deu chance para o Uruguai. O 10 brasileiro perdeu outra bola no meio de campo e proporcionou outro contra-ataque uruguaio.

O meio de campo do Napoli fez o lado direito brasileiro funcionar. Allan tabelou com Firmino, foi à ponta e cruzou errado, depois tabelou com Danilo no lance do pênalti. Um pênalti cometido por Laxalt, mas... com toque de mão anterior de Danilo na dividida. Neymar bateu e fez o gol de número 60 dele pela Seleção. A outra grande chance da seleção brasileira foi com Richarlison, que pegou de primeira para defesa de Campaña, depois de linda enfiada de Neymar.