Ifal Arapiraca tem 18 projetos aprovados para Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação

Por Assessoria | IFAL Arapiraca 17/10/2018 08h08 - Atualizado em 17/10/2018 11h11
Por Assessoria | IFAL Arapiraca 17/10/2018 08h08 Atualizado em 17/10/2018 11h11
Ifal Arapiraca tem 18 projetos aprovados para Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação
Foto: Connepi
O XII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, Connepi, vai ter 18 trabalhos de integrantes do Ifal Arapiraca na programação. Ao todo, serão 125 projetos do Instituto Federal de Alagoas.

O Connepi está marcado para ocorrer nos dias 27 a 30 de novembro, em Recife. O evento tem o objetivo de impulsionar e difundir a produção na área de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. Nesta edição, o Connepi terá como tema “Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, buscando fortalecer os debates sobre o papel dos Institutos Federais no desenvolvimento social e econômico do país e o caráter estratégico da ampliação dos investimentos na ciência e desenvolvimento tecnológico.

“A relação de projetos do Ifal Arapiraca aprovados no Connepi representa o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos por servidores e discentes, pois, além de ser um dos eventos científicos de maior peso dentre as regiões Norte e Nordeste, o crivo técnico de avaliação é alto”, explicou Augusto de Oliveira, coordenador de Pesquisa do campus.

De acordo com o professor, nos últimos dois anos o número de projetos submetidos e aprovados aumentou consideravelmente, “fortalecendo assim o chamado ‘tripé’ da educação que os Institutos Federais seguem, o qual consiste na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, completa. O que só traz benefícios aos estudantes. “O crescimento que os alunos adquirem quando executam um projeto de pesquisa é notável, dentre as características adquiridas destacamos que o aluno lê e escreve melhor, desenvolve senso crítico e poder de arguição, visto que além das avaliações que o projeto exige, o próprio desenvolvimento com o orientador força o aluno a responder questionamentos sobre o trabalho e isso aumenta progressivamente o poder de argumentação”, enumera Augusto.

Os projetos do campus Arapiraca selecionados para o Connepi foram:

- Análises físico-químicas e microbiológicas de águas de cacimbas da zona rural e urbana da cidade de Arapiraca (da estudante Natanielly de Oliveira e orientado pelo professor Fred Augusto Ribeiro Nogueira);

- Doença de Huntington: aspectos epidemiológicos em um município do interior de Alagoas (dos estudantes Valmir dos Santos Júnior e Noemy Roberta de Oliveira Silva, orientado pelo professor Geraldo Ramires de Lima Júnior);

- Construção de laboratório de física com materiais de baixo custo para o ifal-campus Batalha (do professor Fabiano Rodrigues dos Santos);

- O suicídio na cidade de Arapiraca: uma busca do sentido existencial a partir da Filosofia (dos estudantes Emanuel Ferreira da Silva e Islan de Melo Silva, orientado pela professora Ellen Maianne Santos Melo Ramalho);

- Matemática na feira: análise do uso da razão e proporção pelos feirantes de Arapiraca (dos estudantes Sabrina Ferreira de Lima e Davinny Sêmilly Gama Neto da Silva, sob orientação dos professores Diogo Meurer de Souza Castro e Adriano Valeriano da Silva);

- Irrigação automática de plantas em ambiente residencial - uma problematização para o usodo arduíno com monitoramento de sistema (dos estudantes Jarlisson José de Lira e Vitória Maria Oliveira Tavares Lima, sob a orientação do professor Paulo César do Nascimento Cunha);

- Transtorno depressivo como preditor de baixo desempenho e evasão escolar no grupo discente: identificação de causas e sintomas (dos estudantes Valfrido Leão de Melo Neto, Jessica Danniele Alves Leandro e Jordanna Emilly Freitas de Macedo, com a orientação da psicóloga Jussara Ramos da Silva);

- Desenvolvimento de dispositivos fotovoltaicos usando corantes naturais (da estudante Vitória Rocha de Oliveira, orientada pelo professor Fred Augusto Ribeiro Nogueira);

- Domínio da Matemática: Preparando Alunos Para o Ensino Médio (dos estudantes Tiago dos Santos da Silva e Carlos Matheus Esperidião da Silva, sob a orientação do professor José Roberto de Almeida Lima);

- Criação de aplicativo matemático voltado para alunos do ensino fundamental 1 (das estudantes Andressa Joyce Pereira Bispo e Ana Maria Catonio da Silva, com a orientação do professor Diogo Meurer de Souza Castro);

- Análise de proteção básica contra choques elétricos em instalações residenciais na zona rural de Arapiraca-AL (das alunas Ana Beatriz Catonio de Vasconcelos e Joyse Vitória Pascoal dos Santos, com orientação do professor Augusto César Lucio de Oliveira);

- Kit didático para projetos aplicados à Eletrônica Analógica II na aquisição de sinais de pequenas amplitudes (dos estudantes José Irineu Ferreira Júnior e Victor Henrique Ferro Santos, orientados pelo professor Paulo César do Nascimento Cunha);

- A arte como forma de afirmação da vida (dos estudantes Maria Alice Teodoro da Silva e Angelo Mikael Nunes dos Santos, sob a orientação da professora Ellen Maianne Santos Melo Ramalho);

- Influência das mídias e redes sociais no comportamento e modo de pensar discente: uma inter-relação com traços ansiosos (dos estudantes Valfrido Leão de Melo Neto, Letícia de Oliveira Mendes e Manuela Santos da Paz, orientados pela psicóloga Jussara Ramos da Silva);

- Os gêneros discursivos multimodais e as práticas de leitura em sala de aula: a constituição da consciência dos sujeitos sociais (da estudante Débora Raphaella Pereira de Alcântara, sob a orientação do professor Wellington Barbosa Silva);

- A variação linguística como condicionadora do “preconceito linguístico” instituído na escola de educação infantil (da aluna Letícia Gabrielly Soares Araújo, sob a orientação do professor Wellington Barbosa Silva);

- O que pensa a comunidade escolar sobre a reforma do ensino médio: uma análise dos impactos da reforma em Arapiraca (dos estudantes Walisson José Lira de Araújo e Tiago Roberto Santos, orientados pela professora Ellen Maianne Santos Melo Ramalho);

- Percepção e nível de satisfação da imagem corporal dos estudantes do ensino médio integrado IFMA – campus Açailândia (das estudantes Cristiane Pinheiro Maia de Araújo, Lorena Marques Guimarães, Ilarrony Santos de Jesus e Raina Jansen Cutrim Propp Lima, orientadas pelos professores Karinne Oliveira Coelho e Evilson Cutrim Santos).