+° c
Banner Whats App - Já é Notícia
Oportunidades

Publicado Quinta-Feira, 11/10/2018 16:35 | Atualizado Quinta-Feira, 11/10/2018 16:39

Por: Redação com Gazetaweb.com

Perspectivas para concursos retomam após fim das eleições

Após o anúncio sobre o tema feito pelo governador Renan Filho, algumas expectativas foram renovadas para quem almeja cargos nas áreas de segurança e educação

Foto por: Reprodução/Gazetaweb

O período eleitoral ainda não terminou, mas no que diz respeito aos concursos públicos mais esperados no âmbito da gestão estadual, já há algumas sinalizações. Após o anúncio sobre o tema feito pelo governador Renan Filho, reeleito no primeiro turno, algumas expectativas foram renovadas para quem almeja cargos nas áreas de segurança e educação.

Comecemos com esta última semana, quando o governador reeleito garantiu à imprensa que realizaria concursos públicos anualmente, embora com menor extensão, para Polícia Militar e Educação. Entretanto, Renan Filho afirmou que esperaria a conclusão do certame atual da corporação para um estudo mais aprofundado sobre as demandas e possibilidades orçamentárias do Estado.

Ainda em maio deste ano, o governador havia assegurado que, após as eleições, haveria seleção pública para novos agentes, delegados e escrivães da Polícia Civil. Após estudos efetuados pela Delegacia Geral da Polícia Civil, foi solicitada com urgência a abertura de 680 vagas ainda em agosto. O último concurso foi feito em 2016, quando foram abertas 240 vagas.

Já o Corpo de Bombeiros é um dos certames que mais se encontram à vista. Com a banca organizadora contratada, a Cebraspe (antiga CESPE), a previsão é de que sejam oferecidas 100 vagas para soldado, com remuneração atual de R$ 3633,85.

Órgãos gestores

Entrando no âmbito da área fiscal, há ainda o conclamado concurso para a Secretaria da Fazenda (Sefaz), já autorizado. Até então, as informações se desencontram entre Seplag e Sefaz, mas a perspectiva é de que até o início do ano que vem haja abertura de concurso no órgão. O último do concurso foi realizado há 16 anos. Segundo as informações relatadas quando da autorização de concurso pelo órgão, devem ser oferecidas vagas de fiscal auxiliar de tributos e finanças, auxiliar em finanças, técnico em finanças, agente auxiliar de arrecadação e agente controlador de arrecadação.

Outro concurso com autorização já publicada no Diário Oficial do Estado trata-se da Controladoria Geral do Estado (CGE), cuja lei para criação de vagas passou a ter vigor em janeiro deste ano. No período da autorização, o DOE também dispôs que o órgão não poderá criar novos gastos com pessoal – em decorrência do limite disponível pela Lei de Responsabilidade Fiscal – de modo que o preenchimento dos novos servidores se dará por substituição. Para este concurso, devem ser oferecidas vagas para nível médio e superior, incluindo o novo cargo de Analista do CGE.

Sem previsão para o TRT

Entrando no âmbito federal, chega a espera pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Embora já bastante ventilada a possibilidade de edital em 2018, o órgão descartou, por meio de assessoria, a possibilidade de concursos ainda este ano. Além do mais, em meio às modificações advindas após as eleições, segundo o órgão, é possível que não haja mesmo previsão de concursos para o Tribunal tão cedo.

“Boas perspectivas”, diz coordenadora de curso para concursos

É preciso ter bastante calma nesses tempos onde editais ainda não abriram, e há aquele intervalo das informações sobre os trâmites dos concursos nos documentos oficiais. A movimentação, no entanto, continua.

Para a coordenadora de um dos cursos para concurso em Alagoas, Maria de Lurdes da Silva, as perspectivas continuam acesas com os anúncios dos certames estaduais, onde também é mencionado o Detran; além de grandes seleções nacionais, com edital iminente, como é o caso da Polícia Rodoviária Federal e do INSS.
  DEIXE SEU COMENTÁRIO

“Os comentários abaixo não expressam a opinião do Portal Já é Notícia, que não se responsabiliza pela declaração do leitor.”

Últimas Notícias
©Todos os direitos reservados - 2018
Agência Lúmen