Moradores da Vila Bananeira protestam contra a falta de água

Por Redação 07/01/2016 10h10
Por Redação 07/01/2016 10h10
Moradores da Vila Bananeira protestam contra a falta de água
Foto: Virgínia Souza (Já é Notícia)
Na manhã desta quinta-feira (07), moradores da Vila Bananeira, zona rural de Arapiraca, realizaram um protesto no escritório da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), no bairro Ouro Preto, na Capital do Agreste, contra a falta de água na comunidade. Os manifestantes afirmam que estão sem água há mais de dois meses e que muitas famílias estão recorrendo às cacimbas da região, ou comprando água, devido a escassez na região.

Os moradores afirmaram que tentaram acordo várias vezes com representantes da Casal, visto que as cobranças continuam chegando em suas residências, mas que não foram ouvidos. Ainda na manhã de hoje, cerca de 80 pessoas tentaram bloquear a Rua São Francisco, no Centro, e, logo após, formaram uma comissão composta por cinco integrantes da comunidade para conversar com a diretoria da Casal.

De acordo com o morador Mariano Ferreira da Silva, muitas famílias também estão recorrendo a carroceiros para carregar tonéis de água, tendo um gasto de R$ 15,00 por tonel. “Nós pagamos porque precisamos. Como é que a gente vive sem água na vida? O ser humano vive sem água onde? Ninguém vive. Lá tem água e a Casal sabe disso. A água da Vila Bananeira dá pra abastecer Arapiraca, mas eles não botam uma bomba nova”, disse o morador. Ainda, segundo Mariano Ferreira, os moradores já tentaram colocar uma bomba, mas a empresa não aceitou.




A Vila Bananeira é composta por cerca de 7 mil moradores. Eles afirmam que há uma nascente no local e se a Casal colocasse uma bomba de apenas 40 cavalos resolveria todo o problema. “Triste é saber que a água de lá é nossa. A Casal não tem despesa de nada, porque ela só paga aos funcionários para fazer a leitura. E quando tem alguma despesa, quem paga é a prefeitura”, disse outro morador.

Os manifestantes afirmam que já realizaram denúncias em rádios, fizeram abaixo-assinado e também tentaram conversar com a direção da Casal, entretanto não foram ouvidos. Os moradores foram orientados a procurar o Ministério Público para denunciar a situação, caso não sejam atendidos pela Casal.

"Quatro meses sem ter um pingo d'água em minha casa e quando chega, às vezes, é uma hora da manhã. A gente pega apenas um balde de água e só. Tem uma senhora de 75 anos que não pode nem andar e ela fica pedindo água na cacimba dos outros para tomar um banho ou fazer um café", disse Vandeci Maria Ferreira, também moradora da comunidade.

 

A senhora Vandeci afirma que está sem água há quatro meses (Foto: Virgínia Souza/ Já é Notícia).

Em entrevista à Redação do Portal Já é Notícia, o coordenador da Casal, Marcos Antonio, afirmou que a empresa já está ciente do problema. Ele informou que o vice-presidente da empresa já esteve no local e garantiu a aquisição de um equipamento novo, porque o que funciona hoje atende apenas uma parte da comunidade. Segundo ele, é preciso modificar toda a parte elétrica, porque não adianta colocar uma bomba com potência maior, sem ter energia para acionar o equipamento. Ainda, segundo Marcos Antonio, a Casal já deu entrada na Eletrobras para resolver o problema, mas que o prazo demora um pouco.

Nesta sexta-feira (08), um gerente da Casal vai conversar com os moradores para apresentar a documentação do que está sendo realizado e tentar sanar os problemas o quanto antes.

  
O Já é Notícia também está no FacebookInstagram e no Twitter.