Saiba como malhar em casa e economizar

Por Redação com POP 06/12/2015 13h01
Por Redação com POP 06/12/2015 13h01
Saiba como malhar em casa e economizar
Foto: Getty Images
Apostar em uma vida ativa deixa o organismo mais saudável e corpo mais bonito. Agora, se você não gosta ou não consegue adequar a academia à sua rotina, aprender como treinar em casa é uma forma de aproveitar os benefícios da atividade física em meio ao dia a dia agitado.

O bom do treino caseiro é que você não gasta tempo com trânsito, não precisa dividir aparelhos com outros alunos e consegue praticar a qualquer hora. E o melhor: sem investir rios de dinheiro. Confira a seguir algumas dicas de exercícios e comece já!

mulher que sabe como treinar em casa estica colchonete para se alongar na sala

Como treinar em casa: 5 exercícios

Abaixo, confira exercícios para trabalhar os diferentes grupos musculares.

1. Abdômen

Não tem escapatória: para um abdômen sarado, os abdominais devem estar presentes em seu treino. Elas podem ser feitas no tapete da sala. Você pode começar com o movimento tradicional, com os pés apoiados no chão, elevando o tronco devagar. Depois, dá para variar com o corpo deitado por completo. Eleve as pernas unidas e vá descendo lentamente.

2. Coxas e glúteos

O agachamento é o exercício mais eficaz para tonificar os músculos inferiores. O movimento é simples: consiste apenas em se agachar, com as pernas ligeiramente afastadas, até que elas formem um ângulo de 90 graus. Suba devagar e repita.

3. Ombros

Outra forma de treinar em casa é comprando alguns halteres. Com eles, será possível trabalhar os braços e as costas. O levantamento frontal, por exemplo, fortalece a musculatura dos ombros. Para executar o movimento, posicione-se em pé, com os joelhos levemente flexionados, e estenda os braços à frente até a altura dos ombros.

4. Braços

As conhecidas flexões são alternativas caseiras que contribuem para o enrijecimento dos músculos dos braços.

5. Costas

Já para a definição das costas, a elevação lateral é um dos exercícios mais indicados para treinar em casa. Fique em pé, com os joelhos levemente flexionados, e estique os braços para os lados, elevando-os até a altura dos ombros.

Os exercícios aeróbicos são formas eficazes de eliminar a gordura. Dança, luta, caminhada, corrida ou algumas voltas de bicicleta são ótimas opções.

Se você não quer mesmo sair de casa, a alternativa é pular corda. O exercício é benéfico para a coordenação motora e o equilíbrio, melhora a circulação sanguínea e, ainda, dependendo da rapidez do movimento, pode eliminar até 300 calorias em 30 minutos. E nem precisa de muito espaço para praticar a atividade.

Agora que você já sabe como treinar em casa, não tem mais desculpa para o sedentarismo, né? No entanto, lembre-se sempre de respeitar os limites do seu corpo. Comece com séries menores e vá aumentando a intensidade gradualmente.

Se você não tem experiência alguma com atividades físicas, convém ainda contar com a ajuda de um profissional para lhe orientar sobre os melhores exercícios.