Blogs
Arapiraca aprova Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos; assista
Reforçando o compromisso com expansão do SUS para os próximos quatro anos, Arapiraca aprovou, na noite de ontem, terça-feira, 26, o Plano Municipal de Saúde, documento que vem sendo construído desde maio e que orientará as ações do setor pelos próximos quatro anos. O encontro reuniu representantes de diversos segmentos para apresentar, debater e validar o trabalho realizado.
O prefeito Luciano Barbosa destacou a importância do SUS e reforçou a necessidade de fortalecimento da saúde pública. “Nós sabemos muito bem que o plano de saúde do povo brasileiro é o SUS e não é diferente no município de Arapiraca. Portanto, a gente tem que tá atento à promoção da saúde pública. O trabalho de prevenção e promoção será feito no município de Arapiraca. A gente apela para que também a mesma coisa aconteça em nível estadual, para que alta complexidade complemente o trabalho que vem sendo feito pela atenção primária", disse o prefeito.
A secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque, ressaltou o caráter coletivo da construção do plano e sua importância estratégica. Conforme a secretária o Plano Municipal de Saúde consolida diretrizes discutidas durante meses por equipes técnicas, profissionais do setor, gestores, prestadores de serviços e usuários do Sistema Único de Saúde. A plenária serviu como etapa decisiva para a aprovação final do documento, que irá nortear políticas públicas, investimentos e prioridades na saúde de Arapiraca.
“Esse plano ele já vem sendo construído ao longo do ano, foi construído a várias mãos. Então, houve a participação de prestadores de serviços, profissionais de saúde, usuários, teve a contribuição da universidade, das universidades. É um plano municipal construído coletivamente e esse plano ele vai nortear as ações de saúde para os próximos 4 anos. Hoje é o momento onde a gente fecha com chave de ouro a validação desse plano, onde nós temos hoje atores dos diversos segmentos que participaram da construção ao longo do ano”, contou a secretária.
A superintendente de planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Saúde, Emmanuelle Costa, reforçou os desafios e metas da gestão para os próximos anos. “A gente vem trabalhando cada vez mais junto aos nossos usuários, junto aos serviços de saúde, a ampliação do acesso aos serviços de saúde, através da ampliação de consultas, ampliação de exames. A gente sabe que hoje a gente vive um subfinanciamento do nosso Sistema Único de Saúde e a gente vem trabalhando esses desafios para que consiga ampliar esse acesso, ampliar essa qualidade dos serviços de saúde ofertados", explicou Emmanuelle Costa.
Assista:
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Acidente envolvendo trator e motocicleta resulta na morte de condutor em Feira Grande
Defesa de Braga Netto recorre ao plenário do STF contra condenação
Jovens lideram casos de Aids em Alagoas este ano, aponta Ministério da Saúde
Brasil fecha 1ª fase do Mundial de Handebol com 100% de aproveitamento

