Blogs

Câmara de União dos Palmares retira nome de Zumbi da Prefeitura e causa polêmica sobre apagamento histórico

05/11/2025 13h01
05/11/2025 13h01
Câmara de União dos Palmares retira nome de Zumbi da Prefeitura e causa polêmica sobre apagamento histórico
Palácio Municipal Zumbi dos Palmares, em União - Foto: Assessoria

Uma decisão da Câmara de Vereadores de União dos Palmares está causando polêmica e reacendeu os debates sobre apagamento histórico, devido a aprovação do projeto que propõe a mudança do nome do prédio da Prefeitura. 

Nominado de Palácio Municipal Zumbi dos Palmares, o prédio agora deverá se chamar Palácio Municipal Antônio Gomes de Barros, nome que já havia sido utilizado anteriormente em homenagem ao ex-prefeito e ex-vice-governador de Alagoas.


A decisão provocou debate na cidade, símbolo da resistência negra e sede da Serra da Barriga, onde se formou o Quilombo dos Palmares — a maior comunidade de pessoas escravizadas que fugiram do regime colonial no Brasil. Liderado por Zumbi, o movimento foi exterminado em 1695, e o dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado nacionalmente como o Dia da Consciência Negra.

O projeto de alteração foi apresentado em 20 de outubro pelos vereadores Gustavo Pedroza (PDT), Ricardo Praxedes (PL) e Elvinho (PSB). Segundo a justificativa, a proposta busca reconhecer os “relevantes serviços prestados” por Antônio Gomes de Barros à história política e administrativa de Alagoas. Ele foi prefeito de União dos Palmares na década de 1950, deputado estadual e vice-governador do estado, falecendo em 1976, no exercício do mandato.

De acordo com o vereador Ricardo Praxedes, o prédio foi construído na gestão de Manoel Gomes de Barros, filho de Antônio, entre 1977 e 1982, e recebeu o nome do pai em homenagem à sua trajetória política. “O nome foi retirado por perseguição política na gestão passada. Essa mudança corrige um erro histórico e respeita a memória de quem elevou o nome de União dos Palmares”, afirmou.

A alteração feita em 2023 pela gestão do então prefeito Areski Freitas (MDB) havia rebatizado o prédio como Palácio Municipal Zumbi dos Palmares. Areski, por sua vez, lamentou a nova decisão e classificou a mudança como um retrocesso. “Colocar o nome de Zumbi no prédio principal da cidade foi um ato de reconhecimento da nossa história e de fortalecimento do turismo cultural. União precisa se enxergar como herdeira dessa luta”, declarou o ex-prefeito, em um vídeo publicado nas redes sociais.

O ex-prefeito afirmou também que a retirada do nome de Zumbi representa um apagamento simbólico. “Zumbi é herói nacional. A Serra da Barriga e essa história pertencem a União dos Palmares. É preciso valorizar isso, não apagar”, disse Areski.

O atual prefeito Júnior Menezes (MDB) ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Segundo o vereador Praxedes, entretanto, a mudança teria sido acordada com o chefe do Executivo municipal. “Ele vai mudar o nome porque respeita as famílias palmarinas”, afirmou.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts