Blogs
Prefeitura de Arapiraca e MPF alinham últimos detalhes para o Mutirão que levará cidadania à população em situação de rua
O Ministério Público Federal (MPF) está realizando uma série de reuniões com a Prefeitura de Arapiraca para definir os últimos detalhes da organização do Mutirão Pop Rua Jud, uma grande ação que vai oferecer serviços públicos essenciais à população em situação de rua. O evento, que marca a primeira edição do mutirão no interior de Alagoas, será realizado no próximo dia 27 de novembro, na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro da cidade.
O encontro foi conduzido pelo procurador regional dos direitos do cidadão, Bruno Lamenha, e contou com a presença do Secretário Municipal de Gestão Pública, Yale Fernandes, e do secretário-adjunto da Saúde, Sérgio Newton. Durante a reunião, os representantes da Prefeitura apresentaram o planejamento logístico do evento, incluindo os espaços de atendimento, a alocação das equipes de saúde e assistência social e os serviços que serão disponibilizados. A proposta é garantir qualidade, eficiência e acolhimento durante toda a ação.
Na última sexta-feira, 24, a comissão organizadora realizou uma visita técnica ao local e definiu que o Centro Cultural de Arapiraca e outras estruturas municipais situadas na Praça Luiz Pereira Lima serão utilizadas para o mutirão.
Além do MPF e da Prefeitura de Arapiraca, o Mutirão Pop Rua Jud conta com a parceria de diversas instituições, entre elas a Justiça Federal em Alagoas (JFAL), o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e as Defensorias Públicas da União (DPU) e do Estado (DPE/AL).
Outros importantes parceiros também estão confirmados, como secretarias do Estado de Alagoas, OAB-AL, INSS, Caixa Econômica Federal, Sesc, Senac, Casa de Direitos – Arapiraca, Receita Federal, Arpen, Uneal, Instituto João de Barro e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Para o procurador Bruno Lamenha, o sucesso da ação depende da união entre as instituições e o comprometimento da Prefeitura de Arapiraca. “O empenho e o apoio do Município estão sendo essenciais para que este seja um grande evento, com todo respeito e acolhimento que a população de rua de Arapiraca e região merece. Os avanços obtidos nessas últimas reuniões superaram nossas expectativas”, destacou.
O Mutirão Pop Rua Jud foi criado pela Portaria Conjunta nº 01/2023 e faz parte de uma série de ações articuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de garantir dignidade, cidadania e acesso a direitos para pessoas em situação de rua. Durante o evento, serão oferecidos serviços de saúde, assistência jurídica, emissão de documentos e distribuição de donativos, transformando planejamento e cooperação em uma verdadeira ação de cidadania em Arapiraca.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Boi furioso invade casa, destrói veículo e assusta moradores
"Rei do Fuá": influencer que postava fofocas e críticas a políticos é assassinado com 17 tiros
Motorista é morto a tiros em via movimentada no Litoral Norte de Alagoas
Suspeito de assassinar homem a facadas em Penedo é preso em flagrante

