Blogs
MPF dá 90 dias para regularização ambiental do Porto de Maceió e alerta para operação ilegal

O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas emitiu uma recomendação à Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) e ao Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) para que adotem, em até 90 dias, todas as medidas necessárias à regularização do licenciamento ambiental do Porto Organizado de Maceió junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A determinação, assinada pelo procurador da República Érico Gomes, é resultado de um inquérito civil instaurado para investigar o funcionamento do porto sem licenciamento válido perante o órgão ambiental competente. De acordo com o Decreto Federal nº 8.437/2015, a responsabilidade pelo licenciamento de portos organizados é da União, por meio do Ibama. No entanto, o Porto de Maceió, administrado pela CODERN, opera com licença emitida pelo IMA/AL — o que contraria a legislação federal em vigor.
Segundo informações encaminhadas ao MPF pelo Ibama, a autarquia federal já notificou tanto a CODERN quanto o IMA/AL para apresentarem relatórios sobre o cumprimento das condicionantes da Licença de Operação atual, que foi renovada pelo órgão estadual até 2027. O problema é que essa licença não possui validade perante o órgão federal, o que levou o Ibama a abrir processos administrativos e lavrar autos de infração por atividade potencialmente poluidora sem licença válida e descumprimento de notificações anteriores.
Na recomendação, o MPF orienta que a CODERN e o IMA/AL encaminhem ao Ibama todos os documentos e informações necessários à análise do caso, de modo a possibilitar eventual delegação de competência ou convalidação de atos administrativos já realizados. Os órgãos notificados deverão ainda manifestar-se, em até dez dias, sobre o acatamento da recomendação.
Para o procurador da República Érico Gomes, o caso exige rigor e transparência. “O cumprimento das normas ambientais é condição essencial para a gestão responsável de empreendimentos de grande impacto, como o Porto de Maceió. O licenciamento deve seguir rigorosamente a competência legal, garantindo segurança jurídica, transparência e proteção ambiental”, afirmou.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Homem é agredido e assaltado após aceitar convite de desconhecidos em Arapiraca

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Anvisa aprova uso de Mounjaro para tratamento da apneia do sono

Caminhão tomba, pega fogo e duas pessoas morrem carbonizadas em Pão de Açúcar
