Blogs
Assembleia aprova criação da carreira de professor indígena no magistério estadual

A Assembleia Legislativa de Alagoas votou, durante a sessão ordinária de terça-feira, 7, o projeto de lei ordinária nº 395/2023, que autoriza o Governo de Alagoas a criar a carreira de professor indígena no quadro do magistério público do Estado. A matéria foi aprovada em 2º turno.
Segundo a deputada Fátima Canuto (MDB), autora do projeto, o exercício das atividades do professor indígena fundamenta-se nos direitos das comunidades indígenas à educação escolar com a utilização de suas línguas maternas e secundárias, bem como de seus próprios processos de aprendizagem.
“Está se tornando mais difícil manter os costumes dos índios e ensinar a língua indígena junto com outras matérias. O papel da educação indígena é reafirmar as identidades étnicas, valorizando suas línguas e ciências e garantindo aos índios e às suas comunidades o acesso às informações e aos conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e das demais sociedades, sejam elas indígenas ou não. Dessa forma, os índios deixam de ser considerados uma categoria social em processo de extinção e passam a ser respeitados como grupos étnicos diferenciados, com seus costumes, crenças e direitos preservados”, justificou a parlamentar, ao destacar a importância de um maior amparo legal às comunidades indígenas na área educacional e na preservação de sua cultura.
O ingresso na carreira de professor indígena se dará mediante aprovação em concurso público de provas e títulos, em que será exigido o domínio da língua materna da comunidade indígena e do português. O projeto agora será encaminhado ao Poder Executivo para sanção e publicação.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Homem é agredido e assaltado após aceitar convite de desconhecidos em Arapiraca

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Anvisa aprova uso de Mounjaro para tratamento da apneia do sono

Caminhão tomba, pega fogo e duas pessoas morrem carbonizadas em Pão de Açúcar
