Blogs

Guerra pela audiência: Gazeta de Alagoas e TV Asa Branca disputam público após troca de afiliada da Globo no estado

Por Política em Pauta 03/10/2025 09h09 - Atualizado em 03/10/2025 09h09
Por Política em Pauta 03/10/2025 09h09 Atualizado em 03/10/2025 09h09
Guerra pela audiência: Gazeta de Alagoas e TV Asa Branca disputam público após troca de afiliada da Globo no estado
Assistir TV - Foto: Divulgação

A disputa pela audiência da TV aberta em Alagoas ganhou novos capítulos, nos últimos dias, após a chegada da TV Asa Branca, atual afiliada da Globo no estado, que estreia nesta segunda-feira, 6 de outubro, o telejornal AB2, às 19h10. A nova programação promete reforçar a presença da emissora no território alagoano com um time de jornalistas locais.

Já a Gazeta de Alagoas, que por décadas foi a afiliada da Globo, aposta na tradição e no discurso de ser “a emissora alagoana”, mantendo uma grade de jornalismo mais extensa e consolidada. A programação inclui o Bom Dia Alagoas, o Boletim Gazeta News, o AL1, o Gazeta Esportiva e o AL2, além de transmissões disponíveis tanto pelo canal aberto 7, que tem transmissão em toda Alagoas, como também pelo canal 525 da NET/Claro, no portal GazetaWeb e no YouTube.

Enquanto a Gazeta aposta na força da marca local, a Asa Branca chega com a marca da Globo e o peso de uma equipe formada por nomes conhecidos do jornalismo em Alagoas. O novo AB2 será apresentado por Nathália Lopes e contará com reportagens de Henrique Pereira, Thiffanne Barboza e Lucas Malafaia. O canal pode ser sintonizado em Maceió (28.1), Arapiraca (15.1) e Delmiro Gouveia (14.1), mas não está com transmissão para toda Alagoas. Os moradores das demais cidades alagoanas só poderão assistir a programação da Globo a GloboPlay.

Se no jornalismo televisivo a Asa Branca aposta em tradição e credibilidade da Globo, no campo digital a emissora ainda enfrenta dificuldades. A página no Instagram continua com foco em Caruaru e o G1 Alagoas, agora sob seu comando, apresenta pouca atualização local, com a última grande cobertura ainda ligada ao conteúdo produzido pela TV Gazeta durante as eleições de 2024.

Enquanto isso, a Gazeta de Alagoas fortalece seu braço digital com o Portal Gazeta de Alagoas e parcerias com veículos nacionais, como o Metrópoles. A presença constante em redes sociais, principalmente no Instagram, garante engajamento com o público de forma descontraída e próxima, criando uma relação direta com os telespectadores e internautas.

A batalha pela preferência do público promete movimentar o mercado de comunicação no estado nos próximos meses. Aguardemos os próximos capítulos dessa novela.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts