Blogs
Justiça Eleitoral cassa mandato de vereador de Belo Monte por fraude à cota de gênero
A Justiça Eleitoral da 29ª Zona de Batalha cassou o mandato do vereador Sebastião Gomes de Oliveira, conhecido como Bião, eleito em 2024 pelo Republicanos no município de Belo Monte, Sertão de Alagoas. A decisão atendeu a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo MDB, que denunciou fraude à cota de gênero na chapa do partido.
Segundo a sentença, a candidatura de Poliana dos Santos, registrada apenas para cumprir a exigência mínima de 30% de mulheres nas eleições proporcionais, foi considerada fictícia. A investigação revelou que Poliana obteve somente três votos, não fez campanha efetiva e apresentou movimentação financeira irregular, reforçando o entendimento de fraude.
O parecer do Ministério Público Eleitoral foi favorável à cassação e acolhido pelo juiz responsável. Com isso, todos os votos do Republicanos em Belo Monte foram anulados, e os diplomas de Bião e dos suplentes Andreia Braz de França Soares, Jackson Soares e Mário Sérgio Silva também foram cassados.
A decisão determinou a retotalização dos votos no município. Quem deve assumir a vaga é Larissa Rocha, do MDB, filha do ex-vereador Zé Rocha.
Além disso, a Justiça declarou a inelegibilidade de Poliana dos Santos por oito anos, com base na Lei Complementar nº 64/90. Ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Mulher é acusada de ameaçar homem dentro de hospital, em Arapiraca
Homem é preso por agredir a própria mãe de 73 anos, em Limoeiro de Anadia
Operação da Polícia Civil prende mulher, foragida da justiça, suspeita de aplicar golpes em mais de 20 idosos
Governo de Alagoas anuncia investimento de R$ 5 bilhões para a Grande Maceió

