Blogs

Em cortejo emocionante, Arapiraca se despede do professor Moacir Teófilo, ícone da Educação em Alagoas; assista

Por Política em Pauta 01/09/2025 12h12 - Atualizado em 01/09/2025 12h12
Por Política em Pauta 01/09/2025 12h12 Atualizado em 01/09/2025 12h12
Em cortejo emocionante, Arapiraca se despede do professor Moacir Teófilo, ícone da Educação em Alagoas; assista
Velório do professor Moacir Teófilo - Foto: Josival Meneses/Já É Notícia

Arapiraca viveu nesta segunda-feira, 1º de setembro, um dos momentos mais marcantes de sua história recente: o último adeus ao professor Moacir Teófilo, falecido ontem, domingo, 31 de agosto, aos 97 anos.

O corpo foi velado no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, instituição fundada por ele em 1950, e seguiu em cortejo, no Caminhão do Corpo de Bombeiros, pelas principais ruas da cidade, passando pela Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, até a Fazenda Brejo, na cidade de Coité do Nóia, onde ocorreu o sepultamento.

A despedida reuniu familiares, ex-alunos, professores e diversas autoridades políticas de Alagoas. Entre os presentes estiveram o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, o deputado estadual Ricardo Nezinho, a vice-prefeita Rute Nezinho, vereadores, além do vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha. O ato de despedida ao educador foi uma forma de reconhecimento da sociedade à trajetória de um homem que transformou a educação no Agreste de Alagoas.

Nas redes sociais, o impacto da perda foi sentido por milhares de pessoas. Políticos, instituições e lideranças prestaram homenagens. O neto, Moacir Teófilo Neto, secretário da ALURB de Maceió, emocionou ao relembrar a ligação afetiva com o avô e reforçar o legado de caráter, simplicidade e amor ao próximo que ele deixa.

A Prefeitura de Arapiraca também emitiu nota oficial de pesar, destacando a relevância histórica de Moacir Teófilo para a cidade. O prefeito Luciano Barbosa ressaltou que o educador “formou gerações e marcou a vida de cada um que conviveu com ele, deixando exemplos de conduta e compromisso com a juventude”.

Instituições como o ASA, clube do qual Moacir foi presidente nos anos 1980, e a Secretaria de Educação de Alagoas também manifestaram solidariedade. O ASA lembrou sua dedicação tanto ao clube quanto à formação de cidadãos, enquanto a Seduc enfatizou o legado do professor, que exerceu o cargo de secretário de Educação de Alagoas nos governos de Teobaldo Barbosa (1982-1983) e José Tavares (1986-1987).

Natural de Limoeiro de Anadia, Moacir Teófilo começou sua carreira na área jurídica, mas foi na educação que deixou sua marca registrada. Fundou o Colégio Bom Conselho, ajudou a criar a Faculdade de Filosofia de Arapiraca, origem da atual Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), além de idealizar cursos de extensão universitária que ampliaram o acesso ao conhecimento no interior do estado.

Sua trajetória também se confunde com o desenvolvimento de Arapiraca: foi sócio-fundador da Companhia Telefônica, da Rádio Novo Nordeste AM e do Lions Club. Ao longo da vida, recebeu mais de 20 títulos e homenagens, entre eles os de Cidadão de Arapiraca e de Maceió, além do prêmio Darcy Ribeiro, concedido pela Câmara Federal em 2013.

Casado duas vezes, com Maria Tereza Auto Teófilo (já falecida) e Luiza Ventura Teófilo, o professor deixa três filhos vivos — Ricardo, Rui e Raniere Teófilo —, além de netos e bisnetos. Também era pai do ex-prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, falecido em 2020.

Assista:

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts