Blogs

Lula nomeia Marluce Caldas como nova ministra do STJ em cerimônia no Palácio da Alvorada

Por Política em Pauta 21/08/2025 08h08
Por Política em Pauta 21/08/2025 08h08
Lula nomeia Marluce Caldas como nova ministra do STJ em cerimônia no Palácio da Alvorada
Lula e Marluce Caldas - Foto: Ricardo Stuckert/Assessoria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou nesta terça-feira (20) a procuradora de Justiça alagoana Marluce Caldas como a nova ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A cerimônia de assinatura ocorreu no Palácio da Alvorada e contou com a presença do presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, além da senadora Eudócia Caldas (PL-AL), mãe do prefeito de Maceió, JHC (PL).

A indicação de Marluce havia sido anunciada pelo Palácio do Planalto no início de julho. Na semana passada, a procuradora foi sabatinada no Senado e teve o nome aprovado por unanimidade, confirmando seu prestígio junto ao Legislativo. Ela assume a vaga deixada pela ministra Laurita Hilário Vaz, que se aposentou.

Na mesma solenidade, Lula também assinou a nomeação do juiz Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que ocupará a cadeira aberta com a aposentadoria da ministra Assusete Dumont Reis Magalhães. Além disso, a advogada Verônica Abdalla Sterman foi nomeada ministra do Superior Tribunal Militar (STM), na vaga destinada à advocacia.

Formada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em 1982, Marluce Caldas ingressou no Ministério Público de Alagoas quatro anos depois. Em 2021, foi promovida ao cargo de procuradora de Justiça, construindo carreira sólida nas áreas criminal e de direitos humanos.

Ao comentar sua aprovação pelo Senado, Marluce afirmou que considera a conquista como um marco coletivo: “É uma sensação de paz, de vitória, mas uma vitória que não é só minha. Eu considero que é uma vitória divina, primeiro, porque sou uma pessoa que acredita em Deus, que é a minha fé, que me mantém firme”.

Ela também destacou o papel transformador da educação em sua trajetória. “Eu sou uma pessoa transformada pela educação e pela educação pública. Não somente pelos cursos de graduação ou pós-graduação que fiz, mas até um curso de extensão teve impacto na minha vida e mudou até a minha maneira de ser, para que eu fosse melhor — uma profissional muito melhor”, ressaltou.

Marluce lembrou ainda da disputa interna no Ministério Público para chegar à lista de indicados ao STJ. “Agradeço aos meus colegas do Ministério Público Estadual; fui indicada ao STJ dentre 42 valorosos colegas”, frisou.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts