Blogs

Cassada pela Justiça, prefeita de Canapi grava vídeo e diz que segue no cargo: “Sigo firme, não fui afastada”

Por Política em Pauta 05/08/2025 09h09 - Atualizado em 05/08/2025 11h11
Por Política em Pauta 05/08/2025 09h09 Atualizado em 05/08/2025 11h11
Cassada pela Justiça, prefeita de Canapi grava vídeo e diz que segue no cargo: “Sigo firme, não fui afastada”
Josélia de Zé Hermes, prefeita de Canapi - Foto: Redes Sociais

A prefeita de Canapi, Josélia de Zé Hermes (PP), se pronunciou nas redes sociais, após ser alvo de uma decisão da Justiça Eleitoral que cassou seu diploma e a declarou inelegível por oito anos. No vídeo, ela afirma que não foi afastada do cargo e segue normalmente à frente da Prefeitura de Canapi, no Sertão de Alagoas.

“Recebi com surpresa a decisão de 1ª instância que tenta cassar meu mandato. Não fui afastada e sigo firme na Prefeitura de Canapi. Trabalhando todos os dias pelo nosso povo”, declarou Josélia, que também reafirmou sua confiança no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). “Tenho total confiança no TRE-AL e acredito que a verdade prevalecerá”.

A cassação da prefeita foi determinada pelo juiz Flávio Vinícius Alves Cordeiro, da 27ª Zona Eleitoral, com sede em Mata Grande, após julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela candidata derrotada Lara Jayne Malta Brandão (PT), conhecida como Lara de Tenorinho. A decisão reconheceu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2024. De acordo com a sentença, vídeos com informações falsas foram utilizados para atacar Lara e seu esposo, o prefeito reeleito de Inhapi, Luiz Celso Malta Brandão, o Tenorinho.

O processo apontou o uso de documentos manipulados para simular denúncias, o que foi interpretado como um esquema de desinformação com potencial para interferir no resultado eleitoral. A Justiça Eleitoral considerou que Josélia foi corresponsável ao compartilhar os conteúdos falsos em suas redes sociais, ao lado de seu irmão, o ex-prefeito José Hermes, e de seu sobrinho, Vinícius Mariano, então prefeito de Canapi. Ambos também foram declarados inelegíveis por oito anos.

Apesar da cassação, o vice-prefeito Hermeson Melo de Lima, o Herminho (PP), foi absolvido por falta de provas de participação nas irregularidades e poderá assumir a prefeitura de forma definitiva caso a decisão seja mantida em instâncias superiores.

Durante o vídeo, a prefeita também fez críticas diretas ao seu principal adversário político, o ex-prefeito de Canapi, Celso Luiz, e afirmou que não permitirá seu retorno ao comando do município. “Sigo firme como prefeita de Canapi. Confio na Justiça e na vontade do povo, que será respeitada. Não vamos permitir que a cidade volte às mãos de Celso Luiz”, declarou a gestora.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts