Blogs

Cassação da prefeita de Canapi não gera novas eleições: vice Herminho assume gestão

Por Política em Pauta 31/07/2025 12h12
Por Política em Pauta 31/07/2025 12h12
Cassação da prefeita de Canapi não gera novas eleições: vice Herminho assume gestão
Joselita de Zé Hermes e Herminho - Foto: Assessoria

A cassação do diploma da prefeita de Canapi, Josélia de Zé Hermes (PP), pela Justiça Eleitoral de Alagoas, provocou forte repercussão no cenário político do Sertão alagoano. A decisão judicial, que declarou a prefeita inelegível por oito anos por abuso de poder político e uso indevido das redes sociais durante a campanha de 2024, não atinge o vice-prefeito eleito, Herminho (PP), que permanece no cargo.

A sentença foi proferida pelo juiz Flávio Vinícius Alves Cordeiro, da 27ª Zona Eleitoral, que também declarou inelegíveis José Mariano de Lima, então prefeito à época da eleição, e o ex-prefeito Zé Hermes, apontado como autor de vídeos com conteúdo falso disseminado nas redes sociais durante o período eleitoral. O conteúdo, segundo a Justiça, atacava a candidata adversária Lara Jayne Malta Brandão (PT) com informações adulteradas, afetando diretamente a lisura do pleito.

Apesar da gravidade da conduta e da cassação imediata do diploma da prefeita, o vice-prefeito Herminho não teve participação comprovada nas irregularidades e, por isso, assume a prefeitura de Canapi de forma definitiva. A medida garante a continuidade da gestão e evita um vácuo de poder ou a convocação de novas eleições.

Caso o vice-prefeito também estivesse impedido, a presidência da Câmara Municipal, atualmente ocupada por Luciano Carnaúba (Podemos), assumiria temporariamente a gestão, até uma nova eleição.

Embora ainda caiba recurso à decisão, os efeitos da cassação já estão em vigor, com a substituição imediata de Josélia de Zé Hermes no cargo de prefeita.