Blogs
Renan Filho confirma saída do Ministério dos Transportes para disputar Governo de Alagoas e aumenta pressão em JHC
Agora é oficial: o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), deixará o cargo no governo Lula em abril de 2026 para disputar novamente o Governo de Alagoas. O anúncio foi feito ontem, segunda-feira, 07, durante a solenidade de lançamento das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Arapiraca, no Agreste alagoano.
A confirmação movimenta o tabuleiro eleitoral alagoano e impõe novos desafios ao projeto político do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL).
Durante entrevista coletiva no evento, Renan Filho afirmou: “Estou pronto para voltar e continuar transformando nosso estado. Alagoas avançou muito nos últimos anos, mas ainda temos muito a fazer. Se for da vontade do povo alagoano e do nosso grupo político, estarei na disputa pelo governo em 2026.” Ele também ressaltou o apoio político que tem recebido de figuras estratégicas: “O senador Renan, que é presidente de nosso partido, e o governador têm registrado, sempre que podem, o meu nome. Eu senti o calor das pessoas”, disse.
A decisão de deixar o ministério cumpre o prazo de desincompatibilização exigido pela legislação eleitoral para quem ocupa cargos no Executivo federal. Com isso, Renan Filho viabiliza oficialmente sua candidatura, e já inicia a pré-campanha com vantagem estrutural, alto índice de aprovação de sua gestão anterior e o apoio declarado do presidente Lula.
A entrada de Renan na disputa representa um xeque-mate estratégico. Com forte aprovação eleitoral após dois mandatos consecutivos à frente do Executivo estadual, ele volta ao cenário local com apoio consolidado da Assembleia Legislativa, base política interiorizada e a estrutura da máquina pública estadual a seu favor.
Já JHC, considerado um fenômeno político na Região Metropolitana de Maceió, vinha articulando sua pré-candidatura ao governo, mas a presença de Renan Filho na corrida pode forçá-lo a reavaliar seus planos. Embora tenha capital político crescente, o prefeito agora enfrenta o risco de um embate direto com um adversário experiente, popular no interior e com alianças amplas.
Nos bastidores, aliados cogitam uma candidatura de JHC ao Senado ou à Câmara dos Deputados como alternativa de menor risco. Essa opção abriria caminho para que ele mantenha sua visibilidade e influência, aguardando 2030 para uma nova tentativa de chegar ao Palácio República dos Palmares.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Não preciso do dinheiro dele, diz Roberto Justus sobre caso Vorcaro
Colisão entre carros de passeio deixa mulheres feridas, uma delas presa às ferragens, no Poço, em Maceió
Motorista fica preso às ferragens após carro bater de frente com ônibus, em Maceió
Motorista por aplicativo é encontrado morto no beco de casa, em São Miguel dos Campos

