Blogs
Porto de Maceió registra recorde no crescimento de cargas e se prepara para administração autônoma
A movimentação portuária em Alagoas segue em ritmo de crescimento. Apenas nos quatro primeiros meses de 2025, o Porto de Maceió embarcou e desembarcou 1,3 milhão de toneladas de cargas, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O resultado corresponde a um aumento de 6,55% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo puxado principalmente pelo açúcar, pelo sal, pela soda cáustica e pelos fertilizantes, mercadoria que representam a maior parte do tráfego portuário no estado.
Este crescimento revela o potencial do Porto de Maceió para atender às demandas da economia regional e fortalece o caminho iniciado em janeiro deste ano, quando a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3034/24, relatado pelo deputado alagoano Daniel Barbosa. A nova legislação autoriza a criação da Companhia Docas de Alagoas, que passará a administrar o terminal de forma autônoma, tentando dar mais eficácia e liberdade na administração portuária.
Com essa alteração, o Porto de Maceió passa a ter uma empresa própria, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, porém com maior liberdade de organização e de tomada de decisão. A nova administração permitirá ao terminal atender às demandas do mercado de forma mais ágil, aumentando tanto o volume de cargas quanto o de cruzeiros que vêm ao estado. Para se ter uma ideia, somente na temporada 2023/2024, ele chegou a receber mais de 100 mil passageiros, mostrando o interesse pelo destino.
De acordo com o deputado Daniel Barbosa, o modelo permitirá ao Porto de Maceió dar um salto de eficácia, ampliando suas operações e aumentando a geração de emprego e riqueza na região. “Com a Companhia Docas de Alagoas, o nosso Porto passa a ter uma administração moderna, capaz de atender às necessidades do crescimento, tanto no transporte de mercadoria quanto no de cruzeiros. Isso fortalece a economia de Alagoas e proporciona uma nova dinâmica ao desenvolvimento local”, disse o parlamentar.
Ainda como parte dessa nova estrutura, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) auxiliará o Porto de Maceió na organização da nova empresa, prestando consultorias especializadas e compartilhando estratégias de administração portuária. Dessa forma, o terminal passa a ter uma parceria importante para modernizar suas instalações e atender às exigências do comércio nacional e internacional.
Com o crescimento da movimentação de cargas e o modelo de administração autônoma, o Porto de Maceió fortalece o desenvolvimento de Alagoas, aumentando tanto a arrecadação de tributos quanto o ingresso de recursos pelo turismo e pelo comércio externo, sendo uma porta de entrada e saída de mercadoria cada vez mais relevante para o Nordeste.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Não preciso do dinheiro dele, diz Roberto Justus sobre caso Vorcaro
Colisão entre carros de passeio deixa mulheres feridas, uma delas presa às ferragens, no Poço, em Maceió
Motorista fica preso às ferragens após carro bater de frente com ônibus, em Maceió
Motorista por aplicativo é encontrado morto no beco de casa, em São Miguel dos Campos

