Blogs
MPAL reforça transparência nos gastos com festas e reapresenta Painel da Transparência aos prefeitos alagoanos

Em uma ação voltada ao fortalecimento da transparência e do controle social, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) reapresentou, nesta segunda-feira, 09, o “Painel da Transparência dos Festejos Alagoanos” aos prefeitos do estado. O encontro aconteceu na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e contou com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público de Contas (MP de Contas).
A ferramenta, de adesão voluntária, permite que os municípios informem, em uma plataforma digital, os valores gastos com festividades ao longo de todo o ano, não apenas no tradicional período junino. A iniciativa se baseia nos princípios constitucionais que regem a Administração Pública — legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência — dispostos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988.
De acordo com o promotor de Justiça Bruno Baptista, coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público do MPAL, a adesão ao painel vai além do dever constitucional de prestar contas: “A ferramenta viabiliza um controle social mais efetivo dos gastos realizados pelos municípios e pelo Estado, além de permitir uma comparação transparente entre os valores orçados e efetivamente gastos.”
Ainda segundo o promotor, o painel foi inicialmente apresentado em 2024, mas a reapresentação deste ano busca reforçar a importância do uso contínuo da ferramenta. Com layout simplificado e atrativo, o painel permite ao cidadão acompanhar e comparar os gastos com festejos entre os diversos municípios alagoanos, considerando os limites orçamentários locais e os princípios da razoabilidade e proporcionalidade.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Adolescente morre após carro colidir com carro de boi e motorista fugiu sem prestar socorro no Sertão alagoano

Morre aos 80 anos o cantor e compositor alagoano Célio Roberto, o “Cigano” da música brasileira

Lanchonete desconfia de golpe do PIX e envia pedra no lugar de sanduíche

Turista morre ao cair de 50 metros de altura na Chapada dos Veadeiros
