Blogs
MPF, TRE e DPE unem forças no Dia “D” do Maio Cigano em Penedo

Numa iniciativa pioneira em Alagoas, o Ministério Público Federal (MPF), alia-se ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), à Defensoria Pública do Estado e à Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), entre os dias 27 e 28 de maio de 2025, para a realização do evento interinstitucional Dia “D” do Maio Cigano, realizado em Penedo. O evento teve o objetivo de atender demandas históricas da comunidade cigana, aproximando serviços e garantindo cidadania.
A iniciativa cumpre compromisso assumido pela Equipe Comunidades Tradicionais da Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco em Alagoas (FPI/AL), junto ao povo cigano da região, durante a 14ª etapa da FPI em 2024.
Atendimentos e serviços
A Justiça Eleitoral está presente para realizar operações cadastrais — alistamento eleitoral, transferência, revisão e segunda via do título — reforçando a inclusão política da população.
A Defensoria Pública oferece atendimentos voltados para pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, emissão de segundas vias de documentos, processos de divórcio, curatela e acompanhamento de processos civis e criminais. A Seades participa, especialmente, com informações sobre a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e sobre demandas que podem ser encaminhadas aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Penedo.
Participação do MPF
No dia 27, o MPF esteve representado pelos procuradores da República Érico Gomes, coordenador da FPI/AL, e Eliabe Soares, titular do ofício de comunidades tradicionais do MPF em Alagoas. No dia 28, o procurador da República Bruno Lamenha, procurador regional dos direitos do cidadão, representará o órgão no evento. O antropólogo Ivan Farias, que colaborou com a articulação da ação, também esteve presente no primeiro dia de evento.
Para Érico Gomes, “essa congregação de órgãos é apenas o primeiro passo para construir laços de confiança e avançar nas políticas públicas voltadas à comunidade cigana. Estamos muito felizes, pois essa é uma demanda antiga e necessária”.
O procurador Eliabe Soares reforça: “este é um momento importante de aproximação. Queremos divulgar as formas como podemos ajudar, para que a comunidade se sinta confortável em nos procurar e avance no acesso a direitos”.
O defensor público Marcos Freire destaca: “o nosso papel é atender toda a população, incluindo o povo Calon. Sem documentos, a pessoa não existe no mundo jurídico, fica fora das políticas públicas. Também estamos fisicamente presentes em Penedo para atender demandas como pensão, alimentos, certidões e curatela, independentemente dessa ação articulada”.O servidor José Ribeiro, representando o TRE, reforça o apelo à população: “pedimos que todos venham buscar a Justiça Eleitoral para garantir sua inscrição, atualização ou regularização.”
Já a assessora especial Auxiliadora Sobral, da SEADES, esclarece que “o acolhimento das demandas do CadÚnico será feito no local, e as pendências serão encaminhadas aos CRAS correspondentes, garantindo continuidade ao atendimento.”
Maio Cigano
Maio é considerado o mês de celebração da cultura cigana no Brasil. A escolha remete ao dia 24 de maio, instituído como Dia Nacional do Povo Cigano. A data é símbolo de resistência e afirmação da identidade cigana, além de ser momento estratégico para reforçar a luta contra o preconceito e pela efetivação de direitos. As celebrações do Maio Cigano, como o “Dia D” em Penedo, são fundamentais para dar visibilidade às pautas e fortalecer as políticas públicas voltadas a essas comunidades.
Compromisso
O Dia “D” do Maio Cigano simboliza um esforço conjunto das instituições para ouvir, acolher e atender as necessidades de uma população historicamente invisibilizada, reafirmando o compromisso com a defesa de direitos, a cidadania e a inclusão social.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Quem era Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Maranata que morreu de problemas cardíacos

Com grande história no rádio alagoano, Romildo Freitas morre aos 91 anos

Brigado com Trump, Musk anuncia criação de 'Partido da América' e diz que 'não será difícil' rivalizar com republicanos e democratas

Mulher morre após cair de quase 100 metros durante prática de rapel no Sul de Minas Gerais
