Blogs
Cabo Bebeto cria Projeto de Lei que propõe criação do Centro de Saúde Penitenciária em Alagoas

Os deputados da Assembleia Legislativa de Alagoas analisaram, na última terça-feira, 20, o Projeto de Lei Ordinária nº 382/2023, que propõe a criação do Centro de Saúde Penitenciária do Estado de Alagoas. De autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), a proposta foi discutida em 2º turno e segue para mais uma votação antes de ser encaminhada ao Poder Executivo.
O projeto tem como objetivo atender pessoas inimputáveis por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, oferecendo internação e tratamento adequado para o cumprimento de decisões judiciais. Segundo o texto, o atual Hospital Psiquiátrico Pedro Suruagy passará por adaptações para funcionar como o novo centro, sob a supervisão da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).
“A finalidade é trazer efetividade e garantir cumprimento às decisões judiciais e às funções essenciais à Justiça, especialmente no que concerne às sentenças em que fica reconhecida a incapacidade civil e penal”, justificou o deputado Cabo Bebeto. Ele também destacou que o projeto se alinha à Resolução 487/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou o fechamento dos manicômios judiciários em todo o país.
Para o parlamentar, a proposta é essencial para garantir a segurança dos hospitais da rede estadual de saúde, impedindo que pessoas com transtornos mentais — consideradas inaptas ao convívio social — sejam deslocadas para unidades inadequadas.
O PL 382/2023 ainda precisa passar por uma última votação na Assembleia Legislativa de Alagoas. Se aprovado, será encaminhado para sanção do governador.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Petrobras confirma saída de diretor Mauricio Tolmasquim

Carla Zambelli recorre para derrubar condenação a 10 anos de prisão

Moraes ameaça prender ex-deputado durante audiência da ação do golpe

Após 'morrer por oito minutos', mulher diz que a morte é uma 'ilusão' e vira guia de transição
