Blogs
Assembleia Legislativa aprova criação de cadastro de condenados por estupro e violência doméstica em Alagoas

Em votação unânime os parlamentares da Assembleia Legislativa de Alagoas aprovaram, em 2º turno, o Projeto de Lei Ordinária nº 1166/2024, que cria dois importantes instrumentos legais no combate à criminalidade: o Cadastro de Condenados por Estupro e o Cadastro de Condenados por Crimes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
De autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), a proposta visa dar maior visibilidade aos autores desses crimes, contribuindo com mecanismos de prevenção e controle social. De acordo com o texto aprovado, os cadastros conterão nomes, fotos e informações complementares de pessoas que tenham sido condenadas por sentença transitada em julgado, permanecendo disponíveis até o fim do cumprimento da pena.
Importante destacar que a proposta respeita a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) — Lei Federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Assim, informações das vítimas não serão divulgadas em nenhuma hipótese. A regulamentação da medida ficará a cargo do Poder Executivo, que poderá detalhar os critérios e a forma de implementação dos cadastros.
"Considerando o aumento significativo da quantidade de estupros e crimes de violência doméstica que acometem todo o Estado, torna-se importante a existência de mecanismos capazes de identificar e dar publicidade a condenados pelos referidos crimes", justificou o deputado Alexandre Ayres durante a sessão.
Com a aprovação final, o projeto será agora encaminhado ao governador para análise e possível sanção, entrando em vigor como nova lei estadual.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Ônibus utilizado pelas bandas Djavú e Bonde do Forró fica destruído após incêndio

Filho viajou com amigos após matar a própria mãe e jogar corpo embaixo de viaduto

Estado de saúde de estudante que recebeu descarga elétrica em Jacuípe é estável, diz HGE

Mais de 500 pessoas devem ser atendidas na 1° edição do Corações da Paz, em Maceió, neste sábado (26); programa ainda será lançado em Arapiraca
