Blogs
Assembleia homenageia autoridades com a comenda Fátima Pirauá

Em sessão solene realizada nesta segunda-feira, 19, a Assembleia Legislativa agraciou dez personalidades com a Comenda de Mérito Legislativo Doutora Fátima Pirauá, outorgada toda pessoa que for reconhecida como merecedora por relevantes atividades prestadas no Estado e particularmente, na área da proteção à criança e adolescente. Aprovada por todos os parlamentares que compõem o Legislativo alagoano, a criação da Comenda e a propositura da solenidade foi do deputado Lelo Maia (União Brasil). De acordo com o parlamentar, a escolha do nome da juíza Fátima Pirauá devido a mesma ser uma pessoa que se dedica integralmente à proteção da criança e do adolescente em Alagoas.
Além disso, segundo Maia, a magistrada participou da formação de toda a rede de proteção à criança e ao adolescente. “Por isso nada mais justo que ela dê nome a essa comenda, que como já disse a ela e por onde eu passo, que ela me ensinou, com a Constituição Federal em mãos, que o direito da criança e do adolescente é prioridade absoluta”, declarou o deputado, acrescentando que desde que ingressou no Parlamento alagoano, abraçou a causa em favor da criança e adolescente. “E fui surpreendido em conhecer pessoas que levam em sua vida essa causa. E durante o caminho que percorri conheci a doutora Fátima Pirauá, que com toda sua força e vitalidade demonstrou a importância desse tema”, contou Lelo Maia, justificando as razões que o levaram a criar a comenda com o nome da magistrada. Ele explicou ainda que a outorga da comenda é uma forma de mostrar que o trabalho das pessoas que se dedicam à proteção dessa parcela da população, é essencial e também uma forma de agradecimento e reconhecimento por parte da sociedade alagoana.
A primeira a ser agraciada com a comenda foi a juíza Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá, que dá nome a comenda, conforme estabelece o artigo 6º da resolução n° 781/2024, como homenagem por todos os feitos no cenário estadual e brasileiro que repercute em todo o mundo na área de proteção à criança e ao adolescente. A magistrada disse que ter seu nome denominando uma comenda “é por demais emocionante” e isso lhe traz mais responsabilidade e estímulo a continuar trabalhando dessa parcela da sociedade. “Agradeço imensamente a Assembleia Legislativa e todos os deputados que me proporcionaram uma coisa tão honrosa, que me acho pequena demais para uma homenagem desse tamanho. Ter esse grande mérito é um assunto que vai ficar em pauta permanente”, declarou a homenageada, parabenizando o Parlamento alagoano e ao deputado Lelo Maia pela iniciativa, uma vez que, com isso, a Casa de Tavares Bastos, reforça seu papel fundamental de dar prioridade absoluta às crianças e adolescentes.
Além da magistrada serão homenageados os promotores de Justiça, Lucas Sachsida Junqueira Carneiro e Gustavo Arns da Silva Vasconcelos; a delegada de Proteção à Criança e ao Adolescente Bárbara Arraes Alves Lima Monteiro; a advogada Mariana Vieira Sampaio Almeida; a -geral do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil do Estado de Alagoas, Nelma Nunes da Silva; o médico pediatra Cláudio Fernando Rodrigues Soriano; a delegada Teila Rocha Nogueira Rodrigues Caldas; o policial civil Carlos Welber Freire Cardoso e o juiz de Igor Vieira de Figueiredo. Todos agradeceram a iniciativa do deputado Lelo Maia e ao Parlamento alagoano por terem esse olhar prioritário diferenciado para com as crianças e jovens do Estado.
A solenidade foi prestigiada por familiares e autoridades do Executivo Estadual, Municipal, do Poder Judiciário, do Ministério Público Estadual e da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas (OAB/AL), conforme composição da mesa de honra: a juíza convocada ao cargo de desembargador, Adriana Carla Feitosa Martins, representando o Poder Judiciário; o secretário do Gabinete Civil de Maceió, Felipe Lins; o procurador de Justiça, Geraldo Magela Pirauá, representando o MPE; a advogada e diretora de Comunicação da OAB/AL, Natália Peixoto; o Delegado Geral da Polícia Civil, delegado Gustavo Xavier; a defensora pública Estadual, Taiane Grave Carvalho Melo; o presidente da Almagis, Juiz Hélio Pinheiro; e o presidente da Adepol, delegado Antônio Carlos Lessa.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

SMTT Arapiraca celebra Semana do Motociclista com ações educativas para prevenções de sinistros

Mulher denuncia que morangos do amor foram furtados por motociclista de aplicativo

Mimin do Gado, Raelson Rocha e Arreio de Ouro comandam shows da 21ª Cavalgada Padre Cícero, em Lagoa da Canoa

Jovem atleta de Fut7 morre ao ser atingido por carro em Maceió; namorada fica ferida
