Blogs
Justiça determina que Prefeitura de Igaci exonere guardas municipais não concursados e suspenda contrato com empresa privada

A Justiça de Alagoas determinou, por meio de decisão liminar, que a Prefeitura de Igaci suspenda o contrato firmado com uma empresa privada responsável pelos serviços da Guarda Municipal, além de exonerar todos os servidores contratados sem concurso público para a função.
A decisão, proferida na última terça-feira, 13, pelo juiz Evaldo da Cunha Machado, da Vara do Único Ofício de Igaci, também obriga o município a apresentar, em até 60 dias, um cronograma para realização de concurso público para guardas municipais.
A medida atende a uma Ação Civil Pública (ACP) movida pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por meio do promotor de Justiça Kleytionne Pereira Sousa, com o apoio dos promotores Karla Padilha e Márcio Dória da Cunha, integrantes do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial do MPAL.
Segundo o MPAL, a empresa contratada pela gestão municipal atuava de forma irregular, sem registro no Departamento da Polícia Federal, o que configura violação da Lei Federal nº 13.022/2014, que estabelece normas para a atuação das guardas civis municipais. Ainda de acordo com o órgão, os contratados não passaram por concurso público nem por qualquer tipo de curso de capacitação, o que compromete a eficiência e legalidade do serviço prestado à população.
“A empresa que até então prestava os serviços junto ao Município de Igaci não se encontrava cadastrada junto à Polícia Federal, e, consequentemente, em exercício irregular das funções”, afirmou o promotor Kleytionne Pereira Sousa.
“Guarda municipal, conforme a legislação, deve obrigatoriamente ser servidor efetivo do quadro. Tal situação afeta a eficiência do serviço prestado à população, que fica à mercê de pessoas sem preparo e sem a independência jurídica necessária para o cargo”, completou.
Em caso de descumprimento, o município poderá ser penalizado com multa diária de R$ 2 mil. A Prefeitura ainda terá o prazo de 30 dias para apresentar contestação à ação.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Escritor Cícero Sandroni, membro da ABL, morre aos 90 anos

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Após ser indiciado pela PF, Bolsonaro diz ser “o mais perseguido” do Brasil em evento público

Chuvas mantém Prefeitura de Arapiraca atenta aos alertas meteorológicos do Estado de Alagoas
