Blogs
Indígena de Feira Grande inclui etnia Tingüi-Botó em sobrenome

Foi no Cartório de Registro Civil do 1º Distrito de Feira Grande, no Agreste de Alagoas, que Ricardo Tingüi-Botó de Campos incluiu a etnia como sobrenome na certidão de nascimento. Em Alagoas, ele é um dos primeiros a conquistar a tão sonhada mudança de forma extrajudicial, conforme a instituição da Resolução Conjunta CNJ/CNMP nº 12, de 13 de dezembro de 2024.
Estudante de Direito, Ricardo afirma que carregava um sobrenome que havia sido escolhido por um padre, que, após o registro da comunidade indígena, decidiu colocar os nomes nas famílias para diferenciar os clãs - uma forma de organização de parentesco. Na época, entre outras, surgiram as famílias Roberto e Campos, da qual fazia parte.
“Depois de 41 anos de idade, consegui, de fato, ter como sobrenome a minha etnia indígena. É uma sensação e um prazer de resgate de mais de 525 anos de luta, de resistência. Também é indescritível o sentimento e a sensação de conseguir ter o nome do meu povo nos meus documentos oficiais de estado”, comentou.
Com o registro civil em mãos, Ricardo procurou a campanha Registre-se!, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ocorre em Feira Grande, para retificar os demais documentos, como Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF e título de eleitor, além do cartão do SUS.
“Não consta apenas nos documentos a minha etnia, mas o meu nome em si, assim como o povo Xavante, os Xinguanos, os Kamaiurá, enfim, os demais povos indígenas do Brasil que têm a sua etnia como sobrenome, assim como o Leonardo da Vinci tinha da Vinci, a aldeia como sobrenome dele que tornou-se, o meu sobrenome torna-se meu povo, o meu clã, a minha etnia indígena, a minha aldeia”, concluiu.
Para a juíza Laila Kerckhoff, auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL), os indígenas podem aproveitar o poder de capilaridade dos cartórios para alterar o nome conforme a etnia e os que declararem hipossuficiência ficam isentos de quaisquer pagamentos.
“Essa resolução do Conselho Nacional de Justiça reafirma a identidade e a ancestralidade dos povos indígenas, por permitir que essas alterações sejam realizadas nos cartórios de registro civil de todo o Brasil, de forma célere e simplificada”, disse a magistrada, uma das coordenadoras da campanha Registre-se! em Alagoas.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Projeto Sabão Ecológico do IMA une preservação e reaproveitamento de resíduos

Quatro vítimas de chacina registrada em Estrela de Alagoas são sepultadas na zona rural da cidade

Após reconhecimento oficial do corpo, sepultamento da estudante Ana Beatriz acontece em Porto Calvo

Vila Parrilla abre temporada junina com grande esquenta no Parrilla Grill em Arapiraca
