Blogs
Davi Davino e Antônio Albuquerque enfrentam Renan Filho e tentam impedir federação que mudaria o jogo político em Alagoas

A proposta de federação partidária entre MDB e Republicanos, articulada pelo ministro dos Transportes e senador licenciado Renan Filho (MDB), está acirrando os ânimos nos bastidores da política em Alagoas. As movimentações contra a união das siglas são lideradas pelo ex-deputado estadual Davi Davino Filho e pelo deputado estadual Antônio Albuquerque, que trabalham ativamente para tentar barrar a federação.
Desde que Renan Filho passou a defender publicamente a federação entre MDB e Republicanos, a proposta tem gerado forte resistência em setores do Republicanos alagoano. O temor dos opositores é que a federação fortaleça ainda mais o grupo político liderado por Renan Filho e seu pai, o senador Renan Calheiros (MDB), concentrando poder em Alagoas e inviabilizando outras lideranças, como a de Davi Davino, que vislumbra disputar o Senado em 2026.
Em nota oficial, Antônio Albuquerque rejeitou a proposta e criticou a ausência de diálogo dentro do diretório estadual do Republicanos. "Não houve qualquer tratativa oficial sobre essa federação. Prefiro que o presidente nacional analise os prós e contras e que os membros firmem algo que beneficie a maioria. Não antecipo, nem arredo o pé”, declarou o deputado.
Albuquerque reforçou ainda que os partidos devem ser ferramentas de representação popular, e não instrumentos para perpetuar grupos políticos. "Compromissos assumidos com o povo não podem ser barrados por amarras partidárias. Os partidos precisam se fortalecer, sim, mas também precisam ser instrumentos de apoio ao povo e não apenas à manutenção de interesses no Congresso", disparou.
Nos bastidores, a insatisfação com a proposta de federação cresce dentro do Republicanos alagoano, alimentando um movimento de resistência capitaneado por Davi Davino e Antônio Albuquerque. A avaliação entre essas lideranças é que, caso a federação avance, o grupo de Renan Filho passará a ter controle quase absoluto sobre as decisões políticas no estado, enfraquecendo a oposição local.
Além do impacto em Alagoas, a federação entre MDB e Republicanos teria repercussões diretas no Congresso Nacional. Caso consolidada, a aliança poderia elevar o bloco governista a cerca de 270 deputados federais, alterando o equilíbrio de forças atualmente liderado por JHC, Arthur Lira e Rodrigo Cunha.
Apesar da resistência em Alagoas, a decisão final sobre a federação cabe às direções nacionais das legendas. Baleia Rossi (MDB) e Marcos Pereira (Republicanos) já conduzem as tratativas em Brasília, mas o clima em Alagoas é de guerra política declarada. Até lá, Davi Davino e Antônio Albuquerque prometem manter a pressão e articular dentro e fora dos partidos para frear o avanço da federação.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Projeto Sabão Ecológico do IMA une preservação e reaproveitamento de resíduos

Quatro vítimas de chacina registrada em Estrela de Alagoas são sepultadas na zona rural da cidade

Após reconhecimento oficial do corpo, sepultamento da estudante Ana Beatriz acontece em Porto Calvo

Vila Parrilla abre temporada junina com grande esquenta no Parrilla Grill em Arapiraca
