Blogs
Barganha com bezerros Nelore e jantar de luxo selaram aliança de Arthur Lira para garantir federação entre o PP e o União Brasil

A criação da federação entre o Progressistas (PP) e o União Brasil, batizada de União Progressista Brasileira (UPB), foi oficializada, mas seus bastidores revelam uma intricada rede de articulações que envolveu jantares luxuosos, negócios pecuaristas milionários e acordos de poder nos estados.
O protagonista dessa trama é o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), que, mesmo fora da liderança nacional da federação, foi peça-chave para concretizar o acordo político.
Em dezembro de 2022, em plena presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira transferiu 120 bezerros da raça Nelore ao então vice-presidente do União Brasil, Antônio Rueda, atual presidente da sigla. A transação, que pode ter ultrapassado R$ 320 mil, foi realizada poucos meses após um jantar exclusivo entre os dois líderes, em Barra de São Miguel, litoral alagoano.
Conforme documentos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), as 120 cabeças de gado partiram de três propriedades de Lira, incluindo a Fazenda Santa Maria, em São Sebastião, no Agreste alagoano, e foram entregues na Engenho Tambor, em Timbaúba (PE), pertencente a Rueda, nos dias 21 e 26 de dezembro.
A movimentação ocorreu em meio às negociações que pavimentaram o caminho para a formação da União Progressista, hoje com 109 deputados federais e 14 senadores, tornando-se a maior força partidária do país.
Em Alagoas, a federação já nasce como segunda maior força, com 27 Prefeituras, atrás apenas do MDB, que lidera com 70 administrações municipais. Maceió continua nas mãos do PL, com o prefeito JHC, enquanto Republicanos e PSDB completam o mapa político no comando das Prefeituras do Estado.
Apesar da transação de dezembro de 2022, as tratativas já haviam iniciadas em setembro de 2022, em um badalado restaurante à beira-mar em Barra de São Miguel, tradicional reduto político de Arthur Lira. Foi nesse encontro que os líderes selaram a aproximação entre PP e União Brasil, que viria a ser consolidada oficialmente mais de dois anos depois.
Embora o União Brasil e o PP aleguem que a negociação da federação seguiu critérios políticos e eleitorais, a transferência de gado gerou suspeitas nos bastidores de Brasília. Segundo Rueda, a operação foi "uma transação comercial legítima entre produtores rurais". Arthur Lira, por outro lado, preferiu o silêncio sobre o episódio.
Mesmo tendo sido o arquiteto silencioso da federação, Arthur Lira ficou de fora da liderança nacional da UPB. Após disputas internas, ficou acordado que a presidência da federação seria exercida em rodízio entre Antônio Rueda e Ciro Nogueira (PP), com alternância a partir de 2026.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Escritor Cícero Sandroni, membro da ABL, morre aos 90 anos

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Após ser indiciado pela PF, Bolsonaro diz ser “o mais perseguido” do Brasil em evento público

Chuvas mantém Prefeitura de Arapiraca atenta aos alertas meteorológicos do Estado de Alagoas
