Blogs
Ministério Público investiga contratações temporárias na Educação de Delmiro Gouveia

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) instaurou um Procedimento Administrativo para investigar a legalidade das contratações temporárias realizadas pela Prefeitura de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, especificamente na área da educação. A portaria foi publicada nesta quinta-feira, 15, no Diário Oficial do MPE.
De acordo com o promotor de Justiça Dênis Guimarães de Oliveira, o alto percentual de servidores temporários pode configurar desvio de finalidade. “A elevada proporção de contratações temporárias revela possível desvio de finalidade na utilização desse regime de contratação, o que pode contrariar o princípio do concurso público previsto no art. 37 da Constituição Federal”, destacou.
Segundo dados apresentados pela Prefeitura de Delmiro Gouveia, o quadro da Educação atualmente é composto por 61,5% de servidores efetivos, 30,7% contratados temporariamente e 5% em cargos comissionados. Para o MPAL, esse percentual de temporários fere princípios constitucionais, como legalidade, impessoalidade e eficiência.
A portaria assinada pelo MP também ressalta que a jurisprudência consolidada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) exige que contratações temporárias sejam feitas apenas em casos excepcionais, transitórios e imprevisíveis — o que, segundo o órgão ministerial, não seria o caso das funções permanentes na educação básica.
Como parte das diligências iniciais, o MP determinou a notificação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal). Uma audiência foi marcada para o próximo dia 10 de junho, às 14h, para discutir o caso e analisar as primeiras informações coletadas.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Escritor Cícero Sandroni, membro da ABL, morre aos 90 anos

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Após ser indiciado pela PF, Bolsonaro diz ser “o mais perseguido” do Brasil em evento público

Chuvas mantém Prefeitura de Arapiraca atenta aos alertas meteorológicos do Estado de Alagoas
