Blogs
Ministério Público investiga contratações temporárias na Educação de Delmiro Gouveia

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) instaurou um Procedimento Administrativo para investigar a legalidade das contratações temporárias realizadas pela Prefeitura de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, especificamente na área da educação. A portaria foi publicada nesta quinta-feira, 15, no Diário Oficial do MPE.
De acordo com o promotor de Justiça Dênis Guimarães de Oliveira, o alto percentual de servidores temporários pode configurar desvio de finalidade. “A elevada proporção de contratações temporárias revela possível desvio de finalidade na utilização desse regime de contratação, o que pode contrariar o princípio do concurso público previsto no art. 37 da Constituição Federal”, destacou.
Segundo dados apresentados pela Prefeitura de Delmiro Gouveia, o quadro da Educação atualmente é composto por 61,5% de servidores efetivos, 30,7% contratados temporariamente e 5% em cargos comissionados. Para o MPAL, esse percentual de temporários fere princípios constitucionais, como legalidade, impessoalidade e eficiência.
A portaria assinada pelo MP também ressalta que a jurisprudência consolidada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) exige que contratações temporárias sejam feitas apenas em casos excepcionais, transitórios e imprevisíveis — o que, segundo o órgão ministerial, não seria o caso das funções permanentes na educação básica.
Como parte das diligências iniciais, o MP determinou a notificação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal). Uma audiência foi marcada para o próximo dia 10 de junho, às 14h, para discutir o caso e analisar as primeiras informações coletadas.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Ednaldo Rodrigues entra no STF para barrar novas eleições na CBF

Secretaria da Mulher de Arapiraca reforça apoio a vítima de tentativa de feminicídio na Uneal

Ex-zagueiro e capitão da seleção brasileira, Lúcio é internado em Brasília após sofrer queimaduras

Estudo da Universidade de Birmingham elege nome mais bonito do mundo
