Blogs
Marcelo Palmeira denuncia tentativa de fraude no concurso da Câmara de Maceió: 'Queriam uma vaga por vereador'

O que era para ser uma solenidade de celebração virou palco de uma denúncia grave que pode desencadear investigações formais. Durante a posse de 17 novos servidores da Câmara Municipal de Maceió, realizada ontem, 23, o vereador Marcelo Palmeira (PL) — coordenador do concurso público — revelou tentativas explícitas de interferência política no certame.
Em discurso contundente, Palmeira afirmou que foi procurado por vereadores da legislatura passada, que exigiram a distribuição de vagas entre os parlamentares. “Recebi visitas na minha casa, de vereadores pedindo uma vaga. Diziam: ‘tem 54 vagas, somos 25 vereadores, tem que dar uma para cada’”, declarou o vereador, arrancando reações de espanto do público presente.
Palmeira ainda relatou que, além dos pedidos por vagas, também foi pressionado para fornecer acesso antecipado às provas e conteúdos do concurso. Segundo ele, esse tipo de tentativa de manipulação é “comum” em outras cidades e concursos públicos do Nordeste.
Apesar da gravidade das declarações, o parlamentar disse ter preferido “levar tudo na brincadeira”, pois “seria caso de polícia”. A fala, embora informal, expõe um cenário alarmante de naturalização de práticas ilegais dentro da política local.
“Foi um desabafo necessário. A população precisa saber o que acontece nos bastidores. Queriam transformar um concurso público em balcão de negócios”, afirmou Marcelo Palmeira após a cerimônia.
O silêncio de outras autoridades presentes à solenidade — incluindo o atual presidente da Casa, vereador Chico Filho (PL) — levantou críticas sobre a falta de posicionamento institucional diante da denúncia. O Ministério Público de Alagoas, que participou da organização do certame, também foi citado por presentes como peça-chave para investigar o caso.
A denúncia ocorre no contexto do segundo concurso público da história da Câmara Municipal, que teve mais de 7 mil inscritos. Dos 54 aprovados, apenas 17 foram empossados até o momento. O histórico da Casa reforça as preocupações: no primeiro concurso, realizado em 2017, apenas quatro aprovados foram efetivados.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões
