Blogs
Acordo entre Câmara e Senado busca evitar perda de vagas para Alagoas e outros estados na redistribuição de deputados

Um acordo entre Câmara e Senado pode impedir a redução no número de deputados federais e estaduais de estados como Alagoas, caso seja aprovada uma proposta que redefine a distribuição das cadeiras legislativas com base no Censo do IBGE de 2022. O tema está sendo tratado com prioridade após a Semana Santa, segundo o líder do MDB na Câmara, deputado alagoano Isnaldo Bulhões.
O movimento é uma resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou, em 2023, que o Congresso tem até 30 de junho de 2025 para aprovar uma nova lei de redistribuição das vagas parlamentares. A determinação surgiu a partir de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO), apresentada pelo governo do Pará, alegando desequilíbrio na representatividade dos estados.
Caso o Congresso não aprove uma nova regra até o prazo, a redistribuição automática passará a valer nas eleições de 2026. Isso significa que Alagoas perderia uma vaga na Câmara dos Deputados, caindo de 9 para 8 representantes, e três cadeiras na Assembleia Legislativa, reduzindo de 27 para 24.
Contudo, Isnaldo Bulhões afirma que o entendimento entre as Casas Legislativas é evitar perdas nos estados com queda populacional. “A ideia é manter o número atual de deputados nos estados que perderiam cadeiras e permitir aumento apenas nas unidades federativas que, de fato, cresceram segundo o Censo 2022”, disse o parlamentar.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões
