Blogs
Colunista do O Globo chama Alagoas de 'Faixa de Gaza' ao falar sobre disputa entre Lira e Renan que trava nomeação para o STJ

Um dos conflitos políticos mais sensíveis do governo Lula está longe dos holofotes do grande público, mas tem sido chamado de “Faixa de Gaza” nos bastidores do Palácio do Planalto, segundo a colunista do Jornal O Globo, Malu Gaspar. Trata-se da batalha travada entre os grupos de Arthur Lira (PP-AL) e Renan Calheiros (MDB-AL) pela influência sobre uma das duas vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ) — e que envolve diretamente a procuradora alagoana Marluce Caldas.
Marluce Caldas é tia do prefeito de Maceió, JHC, um dos principais aliados de Arthur Lira e atualmente filiado ao PL. Mesmo sendo adversário de Lula no campo federal, Lira tenta emplacar sua influência com o apoio a Marluce.
Segundo a colunista, o grupo liderado por Renan Calheiros se opõe à indicação da procuradora e prefere o nome de Sammy Barbosa, procurador do Acre. A disputa entre os dois campos transformou a escolha para o STJ em uma verdadeira guerra fria institucional.
Internamente, ministros e assessores do Palácio do Planalto já se referem ao conflito como “a Faixa de Gaza do Brasil”, em alusão ao nível de tensão e à complexidade das negociações.
Desde outubro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem em mãos as listas tríplices para as duas vagas no STJ — uma reservada à Justiça Federal e outra ao Ministério Público. Mas o impasse envolvendo Maria Marluce, Lira e Renan paralisou a decisão por meses.
Apesar de Lula já ter sinalizado apoio à saída de JHC do PL, visando uma aproximação mais formal com o PSD de Gilberto Kassab (o que facilitaria a indicação de Marluce), o prefeito ainda não oficializou a mudança.
Além do cabo de guerra entre Lira e Renan Calheiros, há ainda uma pressão crescente para que Lula indique ao menos uma mulher ao STJ. A primeira-dama, Janja da Silva, tem defendido maior diversidade no Judiciário, especialmente após Lula criticar a “supremacia branca” nos tribunais superiores.
Entre os nomes femininos aptos, Marluce é a única mulher da lista do Ministério Público. A decisão, portanto, também carrega peso simbólico e político.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões
