Blogs
Embate público entre Carlos Gonçalves e Gilberto Gonçalves agita cenário político de Rio Largo; assista
O clima político em Rio Largo esquentou após um embate público entre o atual prefeito, Carlos Gonçalves (PP), e seu tio, o ex-prefeito e atual secretário de Governo, Gilberto Gonçalves (PP). O confronto aconteceu durante um evento em homenagem ao Mês da Mulher, nesta sexta-feira, 21, quando Gilberto apareceu de surpresa e discursou sobre os avanços obtidos durante sua gestão e criticando a gestão de Carlos, que ele ajudou a eleger.
Após o discurso, Gilberto tentou conversar reservadamente com Carlos, mas foi prontamente interrompido por uma resposta incisiva do prefeito: “Você é apenas um secretário”.
Gilberto rebateu, lembrando que foi ele quem conduziu Carlos ao cargo. O prefeito, então, pegou o microfone e destacou: “Eu não sou ingrato, nem traidor. Sei reconhecer o seu trabalho, mas o povo votou em mim para ser o prefeito”, disparou Carlos Gonçalves.
O embate público é reflexo de um momento delicado na relação entre os dois líderes políticos. Desde o início do mandato, Carlos Gonçalves tem se distanciado de Gilberto, fortalecendo sua aproximação com o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ministro Renan Filho (MDB-AL). A possível ruptura com o grupo político de Arthur Lira (PP-AL), aliado de Gilberto, tornou-se evidente após a publicação de um vídeo nas redes sociais em que Carlos aparece ao lado dos Renans, declarando busca por investimentos para o município.
A situação se agravou após a tentativa de Gilberto Gonçalves de indicar os presidentes das comissões da Câmara Municipal, buscando retomar influência no Legislativo. O movimento foi barrado por oito dos treze vereadores que apoiam Carlos, resultando na exoneração de servidores indicados por esses parlamentares — decisão posteriormente anulada pelo prefeito para conter a crise.
Gilberto Gonçalves já havia protagonizado disputas com os proprietários rurais do município, especialmente a Usina Utinga Leão, em tentativas de tributar as terras como áreas urbanas. Recentemente, tentou retomar essa pressão ao indicar aliados para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, mas foi novamente frustrado.
Fontes ligadas aos fazendeiros alegam que, sob o argumento de aumento da arrecadação municipal, Gilberto busca fragilizar os proprietários rurais para posterior aquisição das terras a preços depreciados.
Assista:
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Polícia Civil prende líder de facção criminosa procurado nacionalmente
Prefeitura de Arapiraca garante apoio à 23ª edição da Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho
Colisão entre carro de moto deixa dois feridos na AL220, em Arapiraca
Congresso Nacional retoma trabalhos no dia 2 de fevereiro

