Blogs
Ministério Público de Alagoas realiza inspeção na Casa de Acolhimento de Murici para melhorar atendimento a crianças e adolescentes
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) iniciou, na última quarta-feira, 19, as inspeções na Casa de Acolhimento da Região do Vale do Mundaú Professora Diva Aragão, localizada em Murici. A ação faz parte do cumprimento da Resolução nº 293/2024 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que estabelece a fiscalização semestral dos serviços de acolhimento familiar e institucional.
A visita foi coordenada pela promotora de Justiça de Murici, Ilda Regina Reis, com o suporte da psicóloga Laís Macêdo Vilas Boas e da assistente social Claritiana Janaína dos Santos Pereira, ambas do Núcleo de Apoio Técnico do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop). Durante a inspeção, foram avaliadas as condições estruturais e administrativas do abrigo, além do cumprimento das diretrizes para a assistência às crianças e adolescentes acolhidos.
Segundo a promotora Ilda Regina Reis, a iniciativa busca garantir a qualidade dos serviços prestados pela instituição. “Fizemos a primeira visita ordinária, conforme Resolução do CNMP, na casa de acolhimento de Murici. Tivemos o acompanhamento da assistente social e da psicóloga que integram o Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Caop. A ideia é contribuir para que esse monitoramento, que é uma responsabilidade do Ministério Público, funcione de forma eficiente, traduzindo-se em melhorias para o abrigo que ajuda a promover direitos de crianças e adolescentes”, destacou.
Com a inspeção concluída, um relatório será elaborado apontando as providências necessárias para o aprimoramento do funcionamento da casa de acolhimento. Dentre as recomendações, poderão estar inclusos ajustes na regularização das visitas às crianças, melhorias na estrutura física e readequação da divisão de tarefas dos profissionais responsáveis pelos cuidados dos acolhidos.
Além da análise estrutural, a equipe também avaliará a documentação do abrigo e a adequação da atuação dos profissionais às normas vigentes de defesa da infância e juventude. O MPAL também reforçou que está à disposição para oferecer suporte técnico caso a direção da instituição identifique essa necessidade.
Essa inspeção faz parte do compromisso do Ministério Público de Alagoas em garantir que crianças e adolescentes acolhidos tenham acesso a um ambiente seguro e adequado ao seu desenvolvimento, conforme as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Ministério Público.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Sesau convida estudantes e residentes em Saúde para se inscreverem no VER-SUS Alagoas 2026
Professor é preso após trocar notas altas por fotos íntimas de alunos
Acidente de carro deixa uma pessoa ferida em Maceió
Paciente de cirurgia cardíaca internado no Hospital Chama precisa de doações de sangue

